Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições micrometeorológicas e desenvolvimento do tomateiro em casa-de-vegetação, sob cobertura plástica foto-seletiva

Processo: 07/57897-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Ester Holcman
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microclima   Tomate   Plásticos

Resumo

A radiação solar e a temperatura são os fatores climáticos que mais afetam o desenvolvimento do tomateiro. Em regiões de intensa radiação solar e elevadas temperaturas, os produtores procuram limitar a radiação solar e promover a ventilação no interior das casas-de-vegetação para reduzir a temperatura, principalmente através de malhas aluminizadas. Porém, o uso destas malhas provoca diminuição da radiação fotossinteticamente ativa (RFA) no interior da casa-de-vegetação, reduzindo a taxa fotossintética do tomateiro. No presente estudo será avaliada a influência da cobertura plástica foto-seletiva nos elementos microclimáticos e no desenvolvimento do tomateiro em ambiente protegido. O experimento será realizado na área experimental do Departamento de Produção Vegetal, da ESALQ, Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP. O primeiro ambiente será coberto com filme plástico comum anti-UV (PEBD) e o segundo por filme plástico foto-seletivo. Os experimentos serão conduzidos no delineamento em blocos ao acaso, contendo 5 repetições e 4 tratamentos compostos por duas variedades de tomate (Olympo e Gisele) e duas soluções nutritivas com condutividades elétricas diferentes ao longo do ciclo do tomateiro, em um esquema fatorial 2x2. Cada experimento será coberto com um filme plástico diferente (foto-seletivo e anti-UV). A fertirrigação será realizada por gotejamento. Serão monitorados em cada experimento, os parâmetros de produção e de qualidade do tomateiro, assim como a eficiência no uso da água pela cultura. As avaliações microclimáticas serão comparadas aos dados obtidos no posto meteorológico localizado próximo aos experimentos. Além disso, será avaliada a influência do microclima estabelecido pelo uso do plástico foto-seletivo no desenvolvimento e produtividade do tomateiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOLCMAN, ESTER; SENTELHAS, PAULO CESAR; MELLO, SIMONE DA COSTA. Cherry tomato yield in greenhouses with different plastic covers. Ciência Rural, v. 47, n. 10 2017. Citações Web of Science: 1.
ESTER HOLCMAN; PAULO C. SENTELHAS; SIMONE DA C. MELLO. Microclimatic changes caused by different plastic coverings in greenhouses cultivated with cherry tomato in southern Brazil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 30, n. 2, p. 125-133, Jun. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOLCMAN, Ester. Microclima e produção de tomate tipo cereja em ambientes protegidos com diferentes coberturas plásticas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.