Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional das acetilações da histona h4 de Trypanosoma

Processo: 07/59950-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Sergio Schenkman
Beneficiário:Bruno dos Santos Pascoalino
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/54621-5 - Organização celular na diferenciação e no ciclo celular de Trypanosoma, AP.TEM
Assunto(s):Histonas   Trypanosoma cruzi   Acetilação   Replicação do DNA   Transcrição genética   Reparo do DNA

Resumo

As histonas apresentam uma série de modificações pós-traducionais tais como acetilações, metilações, fosforizações, ADP-ribosilações e ubiquitinações, que modulam o acesso destes fatores regulando os processos de replicação, reparo e recombinação do DNA e a transcrição de mRNA. As histonas são conservadas na maioria dos eucariotos. Entretanto, os tripanosomatídeos, que englobam protozoários parasitas que divergiram muito cedo durante a evolução, tem histonas muito distintas, diferindo em sequência, carga e/ou tamanho quando comparadas com seus homólogos eucariotos. Além disso, os tripanosomatídeos apresentam mecanismos peculiares do controle da expressão gênica. Em nosso laboratório verificamos que a histona 4 pode estar acetilada em três distintas lisinas (K4, K10 e K14) e obtivemos anticorpos que reconhecem especificamente cada uma destas modificações. Resultados ainda não publicados do nosso grupo revelam que as acetilações em K10 e K14 variam durante o ciclo celular e em estados em que há reparo de DNA. Neste projeto, temos como objetivo entender o papel dessas modificações, principalmente em K10 e K14 em Trypanosoma cruzi. Para isso pretendemos: 1) analisar o efeito de inibidores de deacetilase, 2) alterar a suscetibilidade da histona H4 expressando esta proteína modificada no próprio parasita, 3) avaliar o efeito na acetilação da super-expressão e de nocaute de proteínas envolvidas em reparo de DNA, 4) identificar acetilases e deacilases diretamente envolvidas nestas modificações, e 5) gerar linhagens que super-expressem ou tenham a expressão diminuída para estas acetilases. Em conjunto, esperamos entender a relação entre as acetilações da histona H4 e os processos de replicação, transcrição e reparo de DNA em Trypanosoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASCOALINO, BRUNO; DINDAR, GUELCIN; VIEIRA-DA-ROCHA, JOAO P.; MACHADO, CARLOS RENATO; JANZEN, CHRISTIAN J.; SCHENKMAN, SERGIO. Characterization of two different Asf1 histone chaperones with distinct cellular localizations and functions in Trypanosoma brucei. Nucleic Acids Research, v. 42, n. 5, p. 2906-2918, MAR 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.