Busca avançada
Ano de início
Entree

Pequenos investidores na bolsa brasileira: uma analise da cognicao economica.

Processo: 08/51673-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ruy Gomes Braga Neto
Beneficiário:Eduardo Vilar Bonaldi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Nossa pesquisa pretende investigar os cursos de 'educação financeira' promovidos regularmente pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) , com intuito de atrair e formar novos investidores para o mercado acionário do país. É de nosso intento, em primeiro lugar, compreender a 'leitura' que a instituição realiza das barreiras e ' pré-conceitos', nos grupos sociais de potenciais pequenos investidores, que, na visão institucional, opor-se-iam à expansão da prática de investimento acionário no país, bem como tornar evidente as representações do mercado, os sentidos de gestão da vida financeira, as operações e as expectativas de investimento que estes cursos buscam encorajar e incutir nos indivíduos que se expõe a sua ação. Por fim, pretendemos reconstituir o perfil sociológico dos grupos que se interessam por tais cursos, sugerindo se há (ou não) um perfil mais suscetível à assimilação efetiva destes sentidos, representações e expectativas. Nossa pesquisa busca amparo teórico na crítica de Pierre Bordleu ao paradigma neoclássico das ciências econômicas, sendo que nossa análise mobiliza conceitos do autor como "dominação simbólica", para compreender os efeitos da desigualdade de capital cultural e simbólico que caracteriza a interação social assimétrica, propiciada por estes cursos, entre o 'professor', representante da instituição, e os 'alunos'. Também partimos da noção de 'habitus' para tentar compreender quais perfis sociológicos mostram-se mais inclinados à recepção das mensagens veiculadas nestes cursos. Nossa pesquisa pretende realizar entrevistas abertas com os formuladores destes cursos, realizar questionários fechados e entrevistas abertas com os participantes dos cursos, bem como realizar observação participante na edição de cinco destes cursos, sendo que já tivemos a oportunidade de acompanhar um destes cursos nos dias 07 e 08 de Janeiro de 2008. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONALDI, Eduardo Vilar. O pequeno investidor na bolsa de valores: uma análise da ação e da cognição econômica. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.