Bolsa 07/59915-7 - Biologia animal, Biologia do desenvolvimento - BV FAPESP
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Elaboracao e avaliacao de um ambiente virtual para o ensino/aprendizagem de embriologia.

Processo: 07/59915-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia animal   Biologia do desenvolvimento   Educação a distância   Embriologia comparada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Virtual De Ensino | Biologia Animal | Biologia Do Desenvolvimento | Educacao A Distancia | Educacao Nco Presencial | Embriologia Comparada

Resumo

O conhecimento científico cresceu de maneira experiencial nas últimas décadas, no entanto, os professores têm como tempo disponível para ensinarem todo conteúdo didático aos seus alunos de graduação o mesmo proposto em 1950. Neste sentido, este projeto tem por objetivo a elaboração de um ambiente virtual de apoio ao aprendizado presencial e não-presencial sobre Embriologia Comparada. Será disponibilizado na Internet e avaliado com auxílio de estudantes de graduação do 2o ano do curso de Ciências Biológicas da UNESP, Campus de Botucatu. O conteúdo didático será elaborado conforme um plano didático-pedagógico e o aproveitamento dos alunos será avaliado estatisticamente pela análise de variância e o Método de Tukey. Serão comparadas as notas de um grupo que, além das aulas tradicionais, também terá acesso ao material virtual, com o grupo que receberá apenas o ensino tradicional realizado pela Instituição. Serão também comparadas as notas das três últimas turmas. Para avaliar o aproveitamento de cada aluno na nova plataforma (tempo de acesso ao ambiente virtual, navegação entre os módulos e participação), bem como a avaliação do curso pelo aluno, será utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Por um lado, espera-se, como resultado, elaborar um modelo de apoio ao ensino presencial e não-presencial de Embriologia Comparada que possa, inclusive, servir como modelo para outros temas/cursos. Por outro, aprofundar os conhecimentos da candidata à bolsa nas áreas da Embriologia e Biologia do Desenvolvimento, carentes de pessoal qualificado no Brasil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra. Elaboração e avaliação de um ambiente virtual para o ensino/aprendizagem de embriologia. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.