Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos celulares e moleculares das glândulas salivares de Rhynchosciara americana durante a metamorfose: e sua comparação com o corpo gorduroso

Processo: 08/50036-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Amanda dos Santos Brandão
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morte celular

Resumo

A ampliação desse projeto visa esclarecer as vias de morte celular programada durante a metamorfose de R. americana, estendendo o estudo ao corpo gorduroso, órgão que apresenta alterações morfológicas muito bem definidas. Dentro desta abordagem propomo-nos a investigar a coexistência dos processos de autofagia e apoptose ou compartilhamento de vias pelos os dois processos e caracterizar o envolvimento de genes específicos com estes processos. Para tanto, têm-se os seguintes objetivos: 1- Essa complementação pretende abranger outros genes envolvidos nesse processo, como Diap-1 e Bax-inhibitor-1, genes esses que como RaDad-1 trabalham na defesa da célula contra a morte e suas relações diretas com o desenvolvimento. 2- Pretende-se utilizar os conhecimentos adquiridos durante a realização desse projeto para ampliar a caracterização da morte celular programada em outro tecido desse inseto, como o corpo gorduroso. 3- Concomitantemente executar-se-á a análise do perfil de expressão de ecdisona em R. americana e sua importância para o desenvolvimento. A partir dessa descrição será possível realizar um paralelo com a regulação exercida por esse hormônio nos diferentes tecidos. 4- A análise quantitativa dos genes supracitados durante as injeções ecdisona serão realizadas, com o intuito de avaliar a regulação desse hormônio em genes ligados a morte celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDAO, AMANDA DOS SANTOS; DO AMARAL, JONATAS BUSSADOR; REZENDE-TEIXEIRA, PAULA; HARTFELDER, KLAUS; SIVIERO, FABLO; MACHADO-SANTELLI, GLAUCIA MARIA. Cell death and tissue reorganization in Rhynchosciara americana (Sciaridae: Diptera) metamorphosis and their relation to molting hormone titers. ARTHROPOD STRUCTURE & DEVELOPMENT, v. 43, n. 5, p. 511-522, SEP 2014. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANDÃO, Amanda dos Santos. Aspectos celulares e moleculares das glândulas salivares e do corpo gorduroso de Rhynchosciara americana durante o desenvolvimento.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.