Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementacao de vitamina e em ratos com cancer colorretal induzido por dmh: analise dos niveis de cox2 e homocisteina.

Processo: 08/52592-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Helio Vannucchi
Beneficiário:Célia Cohen
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina E   Neoplasias colorretais   Homocisteína

Resumo

O câncer colorretal é um grande problema de saúde pública, sendo o quarto tipo de câncer mais comum e a segunda causa de morte por câncer nos Estados Unidos. A enzima COX2 é superexpressa em tecidos de adenoma e adenocarcinoma do cólon sendo os níveis de COX2 diretamente relacionados ao tamanho, agressividade e invasividade do câncer colorretal. Baixas concentrações de alfa tocoferol foram significativamente associadas com maior homocisteinemia, o que sugere um estresse oxidativo não compensado o qual pode contribuir para um aumento nas concentrações plasmáticas de homocisteína. O estresse oxidativo causa danos ao ácido nucléico e o gama tocoferol é um potente inibidor da atividade da COX2 e inibe o ciclo de progressão e proliferação celular do câncer humano através da down-regulation de ciclinas, podendo reduzir os níveis de proteína Cc reativa, inibir a transformação neoplásica, suprimir ras p-21, inibir a atividade da COX2, up regulate PPAR gama e modular a resposta inflamatória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COHEN, CELIA; RITO CARDOSO, JOAO FELIPE; GARCIA, SERGIO BRITTO; VANNUCCHI, HELIO. Vitamin E Supplementation in Chemical Colorectal Carcinogenesis: A Two-Edged Knife. NUTRIENTS, v. 6, n. 8, p. 3214-3229, AUG 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.