Busca avançada
Ano de início
Entree

Phytomonas serpens: caracterizacao da piruvato/indolpiruvato descarboxilase e funcionalidade da putativa auxina produzida.

Processo: 08/50209-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Bianca Silvana Zingales
Beneficiário:Susan Ienne da Silva Vançan
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania   Phytomonas   Trypanosomatidae   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido 3-Indolil Acetico(Aia) | Biologia Molecular | Indolpiruvato Descarboxilase | Leishmania | Phytomonas | Tripanossomatideos

Resumo

O tripanossomatideo de plantas Phytomonas spp, está associado a doenças devastadoras em plantações de interesse econômico, ao passo que em outros vegetais parece não causar nenhum dano aparente. A seqüência-consenso de um agrupamento de ESTs de P. serpens apresentou elevados índices de similaridade (BLAST X) com indolpiruvato descarboxilases (IPDCs) de fitas bactérias, piruvato descarboxilases (PDCs) de bactérias e com a putativa PDC/IPDC de Leishmania spp. Em nosso projeto de mestrado, caracterizamos o arranjo genômíco do gene PDC/IPDC completo de P, serpens; investigamos sua presença em isolados de Phytomonas e em outros tripanossomatídeos e analisamos sua possível origem filogenética. A enzima IPDC está na via de biossíntese do ácido 3-indolil acético (AIA), um dos hormônios vegetais mais importantes. Fitas bactérias produtoras de AIA podem promover processos patogênicos em plantas ou estimular seu crescimento. As IPDCs e PDCs (enzimas chave no processo de fermentação alcoólica) são bastante similares em termos de seqüência protéica, embora apresentem diferenças significativas na especificidade e afinidade pelos substratos. Este Projeto tem como objetivos centrais: (i) caracterizar a reação catalisada pela enzima PDC/IPDC de Phytomonas serpens e (ii) verificar a funcionalidade do fitormonio AIA produzido por Phytomonas na relação planta-hospedeiro. Tendo em vista que um putativo gene ortólogo de PDC/IPDC foi encontrado em Leishmanias, adicionalmente pretende-se determinar a especificidade pelo substrato da enzima por ele codificada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IENNE, SUSAN; FRESCHI, LUCIANO; VIDOTTO, VANESSA F.; DE SOUZA, TIAGO A.; PURGATTO, EDUARDO; ZINGALES, BIANCA. Auxin production by the plant trypanosomatid Phytomonas serpens and auxin homoeostasis in infected tomato fruits. Parasitology, v. 141, n. 10, p. 1299-1310, . (08/50209-5, 10/50957-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VANÇAN, Susan Ienne da Silva. Phytomonas serpens: caracterização da piruvato/indolpiruvato descarboxilase e funcionalidade da auxina produzida.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.