Busca avançada
Ano de início
Entree

O metabolismo de lipoproteínas e a sensibilidade a insulina são distintamente modulados em indivíduos saudáveis com concentração alta ou baixa de HDL-colesterol

Processo: 08/50185-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eder Carlos Rocha Quintão
Beneficiário:Camila Canteiro Leança
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arteriosclerose

Resumo

De acordo com ensaios populacionais a concentração do HDL - colesterol no plasma é inversamente relacionada à incidência de doença vascular coronariana de maneira muito mais significativa do que a elevação da LDL como fator de risco. Embora os mecanismos de aterogenicidade destas últimas tenham sido minuciosamente elucidados in vitro e in vivo, não se sabe qual é o principal mecanismo antiaterogênico conferido pela HDL. Uma possibilidade é sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), sistema pelo qual colesterol dos tecidos periféricos, incluindo o da íntima arterial, é captado pelo fígado e secretado na bile. Tendo em vista a premissa que o controle do metabolismo corpóreo de colesterol deve variar muito mais em função da concentração da HDL no plasma humano do que da concentração de LDL, e que os linfomonócitos do sangue refletem a síntese corpórea de colesterol, a presente proposta objetiva medir a repercussão da concentração no plasma da HDL e suas frações sobre a economia do colesterol corpóreo medida como: 1) expressão de receptores celulares que transportam colesterol através da membrana plasmática; 2) componentes bioquímicos críticos na regulação da produção celular de colesterol. Para isto mediremos os parâmetros que regulam o metabolismo do colesterol em linfomonócitos frescos do sangue. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEANCA, CAMILA C.; NUNES, VALERIA S.; PANZOLDO, NATALIA B.; ZAGO, VANESSA S.; PARRA, ELIANE S.; CAZITA, PATRICIA M.; JAUHIAINEN, MATTI; PASSARELLI, MARISA; NAKANDAKARE, EDNA R.; DE FARIA, ELIANA C.; QUINTAO, EDER C. R. Metabolism of plasma cholesterol and lipoprotein parameters are related to a higher degree of insulin sensitivity in high HDL-C healthy normal weight subjects. CARDIOVASCULAR DIABETOLOGY, v. 12, NOV 22 2013. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEANÇA, Camila Canteiro. O metabolismo de lipoproteínas e a sensibilidade à insulina são distintamente modulados em indivíduos saudáveis com concentração alta ou baixa de HDL-colesterol. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.