Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolução estrutural de proteínas hipotéticas, chaperones de secreção, da bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri

Processo: 08/50426-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Ljubica Tasic
Beneficiário:Juliana Fattori
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Cristalografia de raios X   Espalhamento de raios X a baixos ângulos   Xanthomonas axonopodis

Resumo

Este projeto tem por objetivo a resolução estrutural de algumas chaperones hipotéticas da secreção da bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri (Xac), o que é muito importante para entender as funções destas proteínas e conseqüentemente compreender os mecanismos de virulência da Xac. Dependendo das propriedades e estabilidade de cada proteína, os estudos estruturais serão feitos por espectrometria de massas, espalhamento de raios-X a baixo ângulo (SAXS), cristalografia de raios-X e/ou ressonância magnética nuclear (RMN). Entretanto, estudos mais aprofundados utilizando esta última técnica serão feitos em um trabalho complementar. Até o momento pouco se sabe sobre os mecanismos de virulência da Xac, causadora do cancro cítrico. Acredita-se que chaperones de secreção participem do processo de translocação dos fatores de virulência, proporcionando a estes fatores uma estrutura especifica e compatível com o tamanho dos sistemas de secreção do tipo III e IV e, também, auxilia no seu encaminhamento para a secreção. Portanto, a resolução estrutural destas chaperones auxiliaria no entendimento das suas funções e na compreensão dos mecanismos de patogenicidade da Xac, além de contribuir para a descoberta de novos padrões de enovelamento protéico. Os resultados obtidos podem ser aplicados para o desenvolvimento de estratégias que consigam controlar o cancro cítrico e, como os sistemas de secreção de Xac são homólogos aos de certos patógenos humanos, os resultados obtidos podem vir a ter interesse não apenas biotecnológico, mas também médico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHULTZ, LILIAN GOULART; TASIC, LJUBICA; FATTORI, JULIANA. Chaperone-Assisted Secretion in Bacteria: Protein and DNA Transport via Cell Membranes. CURRENT PROTEOMICS, v. 16, n. 1, p. 54-63, 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FATTORI, Juliana. Resolução estrutural de proteínas hipotéticas, chaperonas de secreção, da bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.