Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura em Comentário: uma revista de cultura e resistência (1960 - 1973)

Processo: 08/58862-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Luiza Tucci Carneiro
Beneficiário:Taciana Wiazovski
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História oral   Identidade cultural   Intelectuais   Judeus   Memória coletiva

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar a trajetória e a contribuição intelectual de Comentário, uma revista de cultura produzida por expressivos intelectuais judeus dedicados a promover a integração entre os povos e combater o totalitarismo, assim como o racismo e o antissemitismo. A revista não sustentava uma proposta sionista ou político-partidária, mas se dizia aberta ao amplo debate cultural. O foco desta investigação será identificar tal debate tendo como propósito avaliar a cultura. Levaremos em consideração o contexto nacional de publicação da revista, sua origem comunitária e o perfil do corpo editorial e seus colaboradores. Nossa hipótese é de que à revista Comentário representou, por seu potencial crítico e inovador, um espaço privilegiado para a intelligentsia judaica e não judaica no Brasil pensar as questões políticas e culturais de seu tempo. A revista possibilita uma análise da postura intelectual judaica no período pós-Holocausto, onde se deve ponderar o contexto internacional do alinhamento de Israel ao Ocidente durante a Guerra Fria, o antissionismo ideológico e os processos antissemitas da União Soviética, além da ruptura das relações entre Israel e União Soviética em 1953. Comentário ainda favorece o estudo da inserção da comunidade no contexto cultural e político brasileiro dá década de 1960 e primeiros anos da década de 1970, abrangendo o golpe de 1964 e os anos de maior repressão política as ideias no Brasil. Por Comentário estar associada às comunidades judaicas dos EUA e Argentina, acreditamos que esta análise permitirá uma avaliação das redes de sociabilidades e das inter-relações entre a intelectualidade judaica e não judaica nas Américas. Através da técnica da História oral pretendemos reconstituir a visão de mundo deste grupo que, no Brasil, acreditou na luta pela liberdade de expressão e na produção de uma cultura política para a reconquista da democracia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WIAZOVSKI, Taciana. Cultura em Comentário: uma revista de cultura e resistência (1960 - 1973). 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.