Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade anticâncer de extratos brutos e frações ativas obtidos de Piper regnellii

Processo: 08/50836-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:João Ernesto de Carvalho
Beneficiário:Giovanna Barbarini Longato
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Apoptose   Antineoplásicos

Resumo

O câncer é a segunda causa de morte da população mundial. As células cancerosas caracterizam-se por ignorar os sinais externos e internos que regulam a proliferação celular, e tendem a evitar os processos de apoptose e diferenciação, sendo muito invasivas. A descoberta de medicamentos de plantas medicinais tem exercido um papel importante no tratamento do câncer. O mecanismo anticâncer mais procurado hoje é o de indução seletiva de apoptose, levando apenas células malignas à morte. Uma das características da apoptose é a ativação de caspases, que podem ser marcadas através do método de imunocitoquímica. Em 2004, através de projeto financiado pela Fapesp, o CPQBA iniciou trabalho de triagem de extratos obtidos de espécies vegetais do Estado de São Paulo. Este projeto selecionará uma das espécies previamente triadas para atividade anticâncer em cultura de células tumorais humanas a fim de identificar as frações e possivelmente os princípios ativos. Após a colheita, o material vegetal será submetido ao processo de extração por maceração com diclorometano e posteriormente etanol (95%). A avaliação da atividade anticâncer de cada extrato será realizada em nove linhagens tumorais humanas provenientes do NCI (National Câncer Institute). O extrato e/ou fração ativa serão avaliados em tumor sólido de Ehrlich e em melanoma B16F10 in vivo. Além da análise macroscópica, os tumores serão analisados microscopicamente através de cortes histológicos, corados com Hematoxilina-Eosina para o diagnóstico histopatológico e também analisados por técnicas de imunocitoquímica para a detecção de apoptose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGATO, GIOVANNA BARBARINI; RIZZO, LARISSA YOKOTA; DE OLIVEIRA SOUSA, ILZA MARIA; TINTI, SIRLENE VALERIO; POSSENTI, ANA; FIGUEIRA, GLYN MARA; TASCA GOIS RUIZ, ANA LUCIA; FOGLIO, MARY ANN; DE CARVALHO, JOAO ERNESTO. In vitro and In vivo Anticancer Activity of Extracts, Fractions, and Eupomatenoid-5 Obtained from Piper regnellii Leaves. Planta Medica, v. 77, n. 13, p. 1482-1488, SEP 2011. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LONGATO, Giovanna Barbarini. Atividade anticâncer e mecanismo de ação de compostos isolados das folhas de Piper regnellii (Miq.) C. DC. var. regnellii. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA CONTENDO EUPOMATENÓIDE-5 EXTRAÍDO DE PIPER REGNELLI E SEU USO EM COMPOSIÇÕES MEDICAMENTOSAS DESTINADAS PARA O TRATAMENTO DE CÂNCER PI1003682-2 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . João Ernesto de Carvalho; Giovanna Barbarini Longato; Ana Lúcia Tasca Goes Ruiz; Mary Ann Foglio; Glyn Mara Figueira - 15 de setembro de 2010

 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.