Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da digestibilidade de minerais em rações utilizadas na nutrição de leitões por espectrometria de absorção atomica/uv-visivel e extração por ultra-som

Processo: 08/50986-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Mayra Anton Dib Saleh
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Minerais (química inorgânica)

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho visa o desenvolvimento de métodos de extração por sonda ultra-sônica de Ca, Cu, Fe, Zn, Mg, Mn, Se e P em amostras de rações e fezes de leitões, de modo a eliminar a etapa de mineralização das mesmas, possibilitando a posterior determinação dos analitos por espectrometria de absorção atômica e espectrofotometria UV-Visível, além da estimativa do coeficiente de digestibilidade aparente desses nutrientes. Normalmente, devido à presença de óxido de crômio nas rações, a mineralização é feita por digestão nítrica-perclórica sob aquecimento lento em blocos digestores, gerando como resíduo químico, um extrato ácido contendo íons dicromato (Cr2O72-), espécie altamente tóxica. Neste contexto, a utilização da extração ultra-sônica em substituição à mineralização ácida das amostras poderá reduzir o tempo das determinações analíticas em análises bromatologicas e ainda apresentará a vantagem de não produzir resíduos tóxicos que possam comprometer a saúde do analista e contaminar o meio ambiente. Deste modo, serão estudadas as influências do tempo e da potência de sonificação no preparo das suspensões e/ou soluções aquosas das amostras, com uso de diferentes extratores químicos. Nas determinações analíticas dos analitos, a viabilidade de uso de modificadores químicos será analisada e diferentes programas de aquecimento serão testados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALEH, MAYRA A. D.; PADILHA, PEDRO M.; HAUPTLI, LUCELIA; BERTO, DIRLEI A. The ultra-sonication of minerals in swine feed. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE AND BIOTECHNOLOGY, v. 6, AUG 4 2015. Citações Web of Science: 1.
SALEH, MAYRA A. D.; BERTO, DIRLEI A.; PADILHA, PEDRO M. Ultrasound-assisted extraction of Na and K from swine feed and its application in a digestibility assay: A green analytical procedure. ULTRASONICS SONOCHEMISTRY, v. 20, n. 6, p. 1353-1358, NOV 2013. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALEH, Mayra Anton Dib. Metodologia analítica para extração ultra-sônica de minerais em rações de suínos. 2010. 52 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.