Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de dano morfológico de oocistos de Cryptosporidium spp. e cistos de Giardia spp. pela ação de peroxidação assistida por luz ultravioleta (H2O2/UV)

Processo: 08/52796-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:José Roberto Guimarães
Beneficiário:Regiane Aparecida Guadagnini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção

Resumo

Os protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. tiveram sua reconhecida importância em questões de Saúde Pública após o surto de criptosporidiose em Milwaukee (1993), onde várias pessoas sofreram de gastroenterite, notadamente àquelas portadoras de alguma imunodeficiência. Após este e outros surtos posteriores comprovados, eles se tornaram uma preocupação para as empresas produtoras de água em todo o mundo, sendo recomendada a avaliação da presença destes agentes patogênicos em águas destinadas ao consumo humano. Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade inferir a eficiência do processo oxidativo avançado (POA), H202/UV, na inativação de oocistos e cistos dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp., respectivamente, em amostras de "água sintética" com uma turbidez na faixa de 10 a 60 NTU. A eficiência do POA será inferida a partir da avaliação do dano morfológico causado pelo processo de tratamento na parede de oocistos e cistos, observado a partir do método de reação de imunofluorescência direta (RID) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSE ROBERTO GUIMARÃES; LUCIANA URBANO DOS SANTOS; REGINA MAURA BUENO FRANCO; REGIANE APARECIDA GUADAGNINI. Inativação de cistos de Giardia duodenalis por peroxidação e peroxidação assistida por radiação ultravioleta. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 20, n. 2, p. 159-164, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.