Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da mecânica pulmonar em múltipla escala

Processo: 07/08165-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 02 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Adriano Mesquita Alencar
Beneficiário:Adriano Mesquita Alencar
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/06996-7 - Investigação da mecânica pulmonar em múltipla escala, AP.JP
Assunto(s):Doenças respiratórias   Síndrome do desconforto respiratório em adultos

Resumo

O sistema respiratório e suas disfunções vem sendo estudadas de maneira compartimentada, focando preferencialmente em um de seus componentes, como as vias aéreas ou células do epitélio respiratório. Entretanto, a inter-dependência desses componentes tem um papel crucial no complexo funcionamento do sistema. Sua integração, através de experimentos que avaliem todas as escalas e de modelos matemáticos que aglutinem a informação proveniente de cada uma delas, é essencial para um melhor entendimento do funcionamento do sistema respiratório normal e afetado por doenças. Objetivos: integrar o estudo das anomalias de componentes do sistema respiratório em várias escalas por intermédio de experimentos e modelos matemáticos, do nível de órgão e sistema até o nível microscópico. Métodos: A parte experimental envolve três grupos de experimentos em animais normais e com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo: (1) no nível macroscópico serão realizadas curvas pressão-volume a partir do pulmão colapsado e gravação simultânea do ruído de crepitação; (2) no nível mesoscópico analisaremos as propriedades viscosas e elásticas dos fluidos pulmonares usando um método inovador que é capaz de avaliar as propriedades dinâmicas dos fluidos, a surfactometria óptico-magnetica de oscilação; (3) no nível microscópico faremos análises de morfologia histológica e reologia celular usando o método de citologia óptico-magnética de oscilação. A parte teórica envolve três modelos matemáticos a serem desenvolvidos para integrar a parte microscópica com a parte mesoscópica, a parte mesoscópica com a macroscópica e um terceiro modelo de integração global. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, PAULO S. P.; ALENCAR, ADRIANO M.; MAJUMDAR, ARNAB; LEMOS, MIRIAM; FREDBERG, JEFFREY J.; SUKI, BELA. Percolation in a network with long-range connections: Implications for cytoskeletal structure and function. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 388, n. 8, p. 1521-1526, APR 15 2009. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.