Busca avançada
Ano de início
Entree

Setor eletrofraco fortemente acoplado na escala tev: teoria e fenomenologia no lhc.

Processo: 07/59283-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Gustavo Alberto Burdman
Beneficiário:Eduardo Roberto de Lascio
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57254-0 - Fenomenologia de partículas, AP.TEM
Assunto(s):Física além do modelo padrão   Grande Colisor de Hádrons   Modelo padrão   Dimensões extras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dimensoes Extras | Fisica Alem Do Modelo Padrao | Lhc | Modelo Padrao | Problema Da Hierarquia

Resumo

O Modelo Padrão (MP) da Física de Partículas é uma descrição extremamente bem sucedida dos dados experimentais com que contamos hoje. No entanto, as suas limitações são aparentes pelo fato dele possuir um grande número de parâmetros arbitrários. Mais importante ainda, no MP a escala eletrofraca é instável, o que dá lugar ao chamado problema da hierarquia de escalas. A solução desse problema requer nova física na escala TeV, que é precisamente a escala de energia a ser explorada no Large Hadron Collider (LHC) do Cern. Neste projeto nos propomos estudar extensões do Modelo Padrão (MP) que descrevam nova física na escala TeV. Serão investigadas teorias da escala eletrofraca onde a origem da quebra da simetria está relacionada a novas interações fortes, sendo que estes modelos podem ser descritos por teorias com uma dimensão extra curva. A proposta tem duas vertentes. Primeiramente, focalizaremos nos modelos de Randall-Sundrum, inspirados na correspondência AdS/CFT. A motivação é a de estudar teorias fortemente acopladas em 4 dimensões, e seu mapeamento em teorias fracamente acopladas em 5 dimensões, com o objetivo de construir modelos de teorias fortemente acopladas na escala TeV. Esses modelos podem ser utilizados para explicar não só a quebra da simetria eletrofraca, senão também a estrutura de massas dos férmions. Em segundo lugar, estudaremos os sinais experimentais dessas teorias, com particular ênfase no LHC, a entrar em operação no ano 2008. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LASCIO, Eduardo Roberto de. Setor eletrofraco fortemente acoplado na escala TeV: teoria e fenomenologia no LHC.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.