Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variabilidade das características do solo, da planta e de frutos cítricos em plantas submetidas a poda e ao controle químico no manejo da leprose dos cítricos

Processo: 09/50245-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Amadeu Leite de Oliveira
Beneficiário:Daniel Júnior de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Acaricidas   Brevipalpus phoenicis   Leprose   Poda

Resumo

O objetivo principal será estudar a variabilidade de características do solo, da planta e de frutos cítricos em plantas submetidas à poda e ao controle químico no manejo da leprose. Além disso, visa à continuidade e a complementação de um estudo sobre o emprego de diferentes tipos de poda que associados ao controle químico, resultem nas melhores estratégias de manejo da leprose. O experimento encontra-se instalado na Fazenda São Pedro, localizada no Município de Reginópolis-SP. As plantas utilizadas são da variedade 'Pêra', enxertadas sobre tangerina 'Cleópatra'. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial, constituído pelos fatores: tipos de poda, com e sem acaricidas e com e sem poda de remoção de ramos com sintomas de leprose. A combinação dos fatores, com os níveis (6 x 3 x 2), resultaram em 36 tratamentos, que foram repetidos 4 vezes, sendo cada parcela constituída por 3 plantas. Além das avaliações que vêm sendo realizadas (produção, perdas, custos de manejo e evolução e severidade da leprose), serão realizadas avaliações de fertilidade do solo, do estado nutricional das plantas e da qualidade dos frutos cítricos. Ao final da pesquisa, pretende-se esclarecer algumas relações de causa e efeito entre leprose, vírus, vetor, controle químico, qualidade dos frutos e características do solo e da planta hospedeira, bem como, poder recomendar o tipo de poda que associado ao controle químico proporcione maior eficiência e com menor custo no manejo da leprose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL JÚNIOR DE ANDRADE; FERNANDO CÉSAR PATTARO; MARA CRISTINA PESSÔA DA CRUZ; MATHEUS ROVERE DE MORAIS; CIRANO CRUZ MELVILLE; CARLOS AMADEU LEITE DE OLIVEIRA. Management of citrus leprosis using lime sulphur and their implications to soil and plant properties. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 42, n. 4, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Daniel Júnior de. Viabilidade técnico-econômica da associação poda e controle químico no manejo da leprose dos citros. 2011. 152 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.