Busca avançada
Ano de início
Entree

Um olhar sociologico sobre a producao artistico musical brasileira; raul seixas uma trajetoria social.

Processo: 08/52014-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Alexandre Bergamo Idargo
Beneficiário:Lucas Marcelo Tomaz de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria fonográfica   Música   Sociologia da cultura

Resumo

Muitos autores, dentro da sociologia da cultura, já destacaram que uma obra de arte é histórica não somente pelo sujeito histórico que a produz, mas também pelos agentes históricos capazes de influenciá-la. Tomando por base sujeitos históricos surgidos após desenvolvimentos tecnológicos (meios de comunicação), propomos, neste projeto de pesquisa, analisar como se dá uma trajetória social, que muitos artistas passaram, e outros muitos ainda passam, que vai da profissionalização artística, para um sucesso de nível regional, e uma ampliação deste para um reconhecimento de nível nacional, compreendendo quais agentes e fatores sociais estão aí envolvidos, e de que forma influenciam na produção estética final de determinado artista. De forma particular, analisaremos a trajetória social de Raul Seixas, como forma de compreendermos como se dá tal processo, e como este artista é influenciado por determinados agentes (empresários, marketeiros, produtores etc.) e como sua produção artística é direcionada pela indústria fonográfica e um mercado de bens culturais que se desenvolvia rapidamente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Lucas Marcelo Tomaz de. Eu devia estar contente : a trajetória de Raul Santos Seixas. 2011. 231 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.