Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de recursos e transformação das paisagens por populações tradicionais do Baixo Amazonas (Pará)

Processo: 09/53219-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Silvia Maria Guerra Molina
Beneficiário:Gabriel Henrique Lui
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Paisagem   Amazônia

Resumo

Nas últimas décadas a Amazônia tem recebido crescente atenção da comunidade científica. Isso se justifica pela sua magnitude em termos de bioma florestal e complexidade de relações ecológicas e sociais, bem como pela emergência da questão ambiental e da pressão de movimentos sociais. Tal atenção tem permitido que os processos de mudança de uso da terra na Amazônia se torne mais evidentes. Apesar desses avanços, boa parte das informações sobre as questões amazônicas tem se referido as conseqüências dos processos que ocorrem em grande escala, com destaque para a temática das mudanças climáticas. Ainda que fundamental para compreensão do papel da Amazônia nas questões globais, a ênfase nessa escala de análise continua colaborando, de maneira geral, para a consolidação de uma visão parcial da realidade da região, na qual a floresta se apresenta como uma entidade natural homogênea que domina e subjuga as dimensões humanas. Nesse sentido, existe ainda muito a sé pesquisar e aprender sobre as características das populações tradicionais, como os modos de vida, as formas de uso de recursos e os processos de transformação da paisagem. Tendo a paisagem local/regional como unidade de análise e considerando o uso da terra como uma expressão espacial, comportamental e mensurável das ações humanas, esse projeto tem como objetivo principal realizar uma caracterização do uso de recursos e transformação das paisagens em um amplo número de comunidades do Baixo Amazonas, buscando por padrões de uso da terra. Serão utilizadas como metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa documental, observação direta, entrevistas e análise de imagens de satélite. Espera-se, ao observar e caracterizar tais padrões, colaborar metodologicamente para a implantação de políticas públicas de apoio às comunidades para a conservação e manejo da floresta, que vêm sendo discutidas em âmbito nacional e internacional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUI, Gabriel Henrique. Transição de modos de vida rurais na Amazônia brasileira: uma perspectiva longitudinal sobre diversificação da renda, atividades agrícolas e uso da terra entre pequenos produtores. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.