Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia populacional com ênfase na dieta das principais espécies de peixes agregados a um sistema de piscicultura em tanques-rede na represa de Chavantes (médio Rio Paranapanema, SP/PR)

Processo: 08/52139-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Edmir Daniel Carvalho
Beneficiário:Heleno Brandão
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Reservatórios   Rio Paranapanema   Tanques-rede   Dieta animal   Ictiofauna

Resumo

Atualmente, estamos observando um grande crescimento nas atividades aquícolas no Brasil e muitas das técnicas de piscicultura já estão amplamente dominadas. Entretanto, a gestão ambiental destes empreendimentos ainda carece de estudos relacionados com os seus possíveis impactos, de maneira que assegurem melhor a gestão ambiental dos recursos naturais e aquícolas. Neste contexto, esses empreendimentos podem causar grandes alterações no ambiente, como por exemplo, a eutrofização, drásticas mudanças estruturais na ictiofauna residente, escapes de espécies exóticas para o ambiente como a tilápia (Oreochromis niloticus), que vem ocupando lugar de destaque na piscicultura em tanques-rede, podendo causar graves alterações nos ecossistemas aquáticos. Ainda, ressalta-se o fato de pisciculturas em tanques-rede servirem como atrativos para outros organismos como aves, répteis e mamíferos para o entorno dos tanques. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a biologia populacional da fauna agregada e as possíveis mudanças na dieta das principais espécies de peixes entre o entorno dos tanques e trechos controles em resposta à implantação dos sistemas de piscicultura em tanques-rede em um braço da represa de Chavantes. Neste sentido, pretende-se fornecer informações que possam servir de diretrizes, para um melhor ordenamento dessa atividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANDÃO, Heleno. Biologia populacional com ênfase na dieta das principais espécies de peixes agregados a um sistema de piscicultura em tanques-rede na represa de Chavantes (médio rio Paranapanema, SP/PR). 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.