Busca avançada
Ano de início
Entree

Marxismo e questão nacional nas obras de Caio Prado Jr. e José Carlos Mariátegui

Processo: 08/52050-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Bernardo Ricupero
Beneficiário:André Kaysel Velasco e Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nação   Marxismo   América Latina   Peru (país)   Brasil   Período Colonial (1500-1822)

Resumo

Esta pesquisa procurará estabelecer uma comparação do tratamento, em chave marxista, da questão nacional nas obras do peruano José Carlos Mariátegui e do brasileiro Caio Prado Jr. Partiremos da hipótese que cada um dos autores, por meio de caminhos diferentes, chegou a uma leitura próxima, ao apontar a incompletude da formação nacional de seus países devido à herança colonial. Se diferenciariam, assim, da maioria dos marxistas latino-americanos por utilizarem o materialismo-histórico como método para obter uma compreensão da particularidade de suas realidades nacionais, ao invés de encaixá-las em esquemas conceituais preestabelecidos. Para cumprir com o objetivo da pesquisa, nos valeremos tanto da reconstituição dos contextos intelectuais e políticos peruano e brasileiro quanto da análise crítica das principais obras dos autores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, André Kaysel Velasco e. Dois encontros entre o marxismo e a América Latina. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.