Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteinas de micronemas de t.gondii: novos papeis atribuiveis a sua interacao com receptores do tipo toll.

Processo: 08/52130-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Carla Duque Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/60642-2 - Efeitos biológicos e aplicações farmacêuticas de lectinas, AP.TEM
Assunto(s):Toxoplasma   Imunidade inata   Receptores toll-like   Lectinas

Resumo

Os mecanismos moleculares envolvidos no processo de adesão e invasão de T. gondii ainda são pouco compreendidos. Dentre as proteínas secretadas pelo parasita durante a invasão, as proteínas de micronemas (MICs) tem papel na adesão à célula hospedeira, como os complexos MIC1/MIC4/MIC6, ancorados na membrana do parasita. Sabe-se que com grande freqüência, os processos adesivos envolvem o reconhecimento de glicanas associadas a uma das partes ligantes. Estudos de nosso grupo demonstraram que o subcomplexo MIC1/MIC4 reconhece lactose; formas isoladas de rMIC1 e rMIC4 ligam-se, respectivamente, à fetuina e à asialo-fetuina. Por outro lado, Saouroset al, 2005 descrevem que MIC1 interage com a superfície da célula hospedeira através de ligação a ácido siálico. Essas observações anteriores motivam a proposta de investigar (1) a interação de rMIC1 e rMIC4 com uma ampla variedade de glicanas que contenham ß-galactose em posição terminal, sialiladas ou não sialiladas, pela abordagem de "glycoarray"; (2) a produção de citosinas induzida por rMIC1 e rMIC4 em células de camundongos deficientes da molécula adaptadora MyD88, TLR2 e TLR4, visando determinar a dependência da ativação desses receptores; (3) a ligação de rMIC1 e rMIC4 a glicanas associadas a TLR2 e TLR4, expressos por transfecção dos genes correspondentes em linhagem celulares que não expressam TLRs; a interação será manifesta pela ativação de produto do gene repórter de NFkB; ensaios de inibição da ligação por açúcares completarão essa abordagem; (4) a preservação ou inibição da ligação de rMIC1 e rMIC4 aos receptores Toll, quando estes correspondem a produtos de genes mutados em cada um dos 4 sítios de glicosilação do ectodomínio desses receptores; (5) os alvos de ligação no(s) TLR(s), ou seja, a(s) glicana(s) reconhecida(s) por rMIC1 e/ou rMIC4; (6) a interação de rMIC1 e rMIC4 com receptores de Toll expressos em células da imunidade inata e as respostas desencadeadas pela interação, enfatizando-se a resposta de produção de citosinas pró-inflamatórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA-NATIVIDADE, FLAVIA COSTA; LOPES, CARLA DUQUE; RICCI-AZEVEDO, RAFAEL; SARDINHA-SILVA, ALINE; PINZAN, CAMILA FIGUEIREDO; PAIVA ALEGRE-MALLER, ANA CLAUDIA; NOHARA, LILIAN L.; CARNEIRO, ALAN B.; PANUNTO-CASTELO, ADEMILSON; ALMEIDA, IGOR C.; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA. Receptor Heterodimerization and Co-Receptor Engagement in TLR2 Activation Induced by MIC1 and MIC4 from Toxoplasma gondii. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 20, n. 20 OCT 2 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.