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Políticas públicas educacionais: apontamentos a partir de um estudo com famílias e estudantes de Ribeirão Preto e Sorocaba no Estado de São Paulo

Processo: 08/52223-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Cláudia Souza Passador
Beneficiário:Ewerton Cabral Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Políticas públicas   Mães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Educacao | Maes | Politica Publica

Resumo

Os resultados da participação brasileira em avaliações internacionais revelam dados preocupantes quanto ao desempenho da educação no Brasil. Apesar da diminuição do analfabetismo ocorrida nos últimos 50 anos, ainda há um grande número de analfabetos funcionais. Nesse sentido, merece destaque a iniciativa do governo em disponibilizar o banco de dados da educação para investigações científicas. Com base nesses dados, pretende-se confrontar o comportamento de estudantes e mães das escolas que obtiveram os melhores e os piores desempenhos na Prova Brasil, realizada pelo INEP/MEC, com dados dos municípios de Ribeirão Preto e Sorocaba do Estado de São Paulo. A pesquisa divide-se em procedimentos exploratórios, elaboração e revisão de instrumentos de coleta de dados e trabalho empírico. Propõe-se uma pesquisa descritiva, com procedimentos de levantamento, cujo método seguirá abordagem hipotético-dedutiva, através da realização de procedimento comparativo. Os dados serão tratados por meio de técnicas estatísticas, a partir da utilização do software SPSS. Este estudo dá continuidade às pesquisas do projeto Análise das Condições de Oferta da Educação em Escolas da Rede Pública Estadual para Mensuração do Custo-Aluno para o Financiamento de uma Educação Básica de Qualidade (2007-2001), vinculado ao Observatório Nacional da Educação MEC/ CAPES/ INEP. Também faz parte do projeto de ABC da Cidadania, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ambos coordenados pela Professora Doutora Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FEA-RP/ USP. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Ewerton Cabral Do. Políticas públicas educacionais: apontamentos a partir de um estudo com famílias e estudantes de Ribeirão Preto e Sorocaba no Estado de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.