Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento posicional e uso de substrato de macacos-prego cebus libidinosus spix, 1823

Processo: 08/51567-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Patrícia Izar
Beneficiário:Luiz Carlos Matos Biondi
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O estudo de como e quando um animal estabelece relações espaciais particulares entre sua massa corpórea e seu ambiente físico é o estudo do comportamento posicionai. Descrições sobre a postura, locomoção e fatores ambientais fornecem informações que nos permitem inferir características relacionadas ao sujeito observado no que diz respeito a esta área de estudo. Este projeto propõe uma análise do comportamento posicional de dois grupos de Cebus libidinosus em uma região de ecótono cerrado/caatinga no sul do Piauí. Estes animais são quadrúpedes que, no caso da população aqui estudada, assumem a postura bípede freqüentemente, muitas vezes associada com o uso de ferramentas. Dos dados coletados constarão a postura e locomoção dos animais, o tipo de substrato ocupado e o contexto geral em que os indivíduos estão envolvidos, como descanso, alimentação, brincadeira, entre outros. Será dada atenção especial às diferenças sazonais que ocorrem no comportamento posicional dos animais, uma vez que recursos e certos aspectos físicos do ambiente são alterados com a mudança das estações. Também investigarei diferenças entre as faixas etárias, já que a ontogenia promove condições distintas em que diferentes comportamentos são expressos. Além da importância para maior conhecimento da espécie em questão, este projeto pode gerar informações importantes dentro de um contexto comparativo, uma vez que o uso de ferramentas é uma convergência entre macacos do novo mundo e hominóides. Como há fortes indícios que apontam para uma estreita relação entre o uso de ferramentas e o bipedalismo, estudos sobre o comportamento posicional do gênero Cebus, mais especificamente das espécies com topete, também podem contribuir para discussões a respeito da hominização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WRIGHT, KRISTIN A.; BIONDI, LUIZ; VISALBERGHI, ELISABETTA; MA, ZIYANG; IZAR, PATRICIA; FRAGASZY, DOROTHY. Positional behavior and substrate use in wild adult bearded capuchin monkeys (Sapajus libidinosus). AMERICAN JOURNAL OF PRIMATOLOGY, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
PRESOTTO, A.; VERDERANE, M. P.; BIONDI, L.; MENDONCA-FURTADO, O.; SPAGNOLETTI, N.; MADDEN, M.; IZAR, P. Intersection as key locations for bearded capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) traveling within a route network. ANIMAL COGNITION, v. 21, n. 3, p. 393-405, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIONDI, Luiz Carlos Matos. Comportamento posicional e uso de substrato de macacos-prego cebus libidinosus spix, 1823. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.