Busca avançada
Ano de início
Entree

Adição de precursores em meio complexo solúvel para a produção de Cefamicina C por Streptomyces clavuligerus

Processo: 08/52819-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo
Beneficiário:André Pastrelo Cavallieri
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55079-4 - Produção e purificação de ácido clavulânico, cefamicina C e outros metabolitos bioativos de Streptomyces, AP.TEM
Assunto(s):Streptomyces clavuligerus

Resumo

O tema da presente proposta se insere em Projeto Temático direcionado ao estudo das etapas necessárias ao desenvolvimento de tecnologia de produção de compostos bioativos de Streptomyces. Neste Temático, ênfase especial tem sido direcionada à cefamicina C (CefC), um antibiótico beta-lactâmico sintetizado por S. clavuligerus, com a proposição de trabalhos relacionados a alternativas de processo global de produção, desde o melhoramento da linhagem produtora e desenvolvimento de bioprocessos e biorreatores, até sistemas de separação, extração e purificação. A biossíntese de CefC envolve uma série complexa de reações enzimáticas, que se inicia com duas etapas, limitantes e subseqüentes: a conversão de L-lisina em ácido L-alfa-aminoadípico (AAA) e a condensação deste aminoácido com cisteína e valina para formar o precursor dos antibióticos beta-lactâmicos, o tripeptídeo delta-(L-alfa-aminoadipil)-L-cisteinil-D-valina (ACV). Esta última reação é regulada por fosfato. Neste contexto, o presente projeto propõe buscar melhorias na produção de CefC por S. clavuligerus através de adição adequada de AAA e fosfato em meio de produção complexo solúvel visando, respectivamente, contornar a etapa limitante de conversão de L-lisina e induzir a formação do tripeptídeo ACV. Procurar-se-á relacionar dados de concentração de AAA e/ou ACV com a produção de CefC ao longo da fermentação. As concentrações de AAA e fosfato adicionadas serão definidas através de metodologia de planejamento experimental e os resultados, analisados através de metodologia de superfície de resposta. O meio de produção será composto por ingredientes solúveis selecionados com base em meios indicados na literatura como potencialmente propícios à alta produção de CefC. Assim, pretende-se buscar estratégias para aumentar a produção deste importante antibiótico, aliando-se aspectos bioquímicos e tecnológicos do bioprocesso, normalmente tratados distintamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, CARLA A.; CAVALLIERI, ANDRE P.; ARAUJO, MARIA L. G. C. Enhancing effect of lysine combined with other compounds on cephamycin C production in Streptomyces clavuligerus. BMC Microbiology, v. 13, DEC 20 2013. Citações Web of Science: 2.
ANTONIO, TATIANA; BELLAO, CAROLINA; CORREA, TATIANA; CAVALLIERI, ANDRE PASTRELO; BADINO, ALBERTO COLLI; GONSALES DA COSTA ARAUJO, MARIA LUCIA. Evaluation of Different Media for the Production of Cephalosporins by Streptomyces clavuligerus ATCC 27064. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 55, n. 6, p. 819-825, NOV-DEC 2012. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALLIERI, André Pastrelo. Adição de precursores em meio complexo solúvel para a produção de Cefamicina C por Streptomyces clavuligerus. 2010. 66 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.