Busca avançada
Ano de início
Entree

Glândula acessória e ducto primário de serpente Bothrops jararaca macho e fêmea durante o ciclo de produção de veneno: um estudo morfológico

Processo: 08/51522-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Norma Yamanouye
Beneficiário:Fernanda Sakai
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bothrops jararaca   Serpentes   Caracteres sexuais   Venenos de serpentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops Jararaca | Dimorfismo Sexual | Ducto Primario | Glandula Acessoria | Producao De Veneno | Serpente

Resumo

A glândula acessória e o dueto primário fazem parte do aparelho glandular de veneno da serpente Bothrops jararaca. Apesar de existirem poucos estudos envolvendo a glândula acessória e o dueto primário, sabe-se que as secreções liberadas por estas regiões podem provavelmente modificar o veneno formado. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise detalhada por microscopia de luz e eletrônica da glândula acessória e do dueto primário da serpente Bothrops jararaca macho e fêmea durante o ciclo de produção de veneno, verificando um possível dimorfismo sexual e modificações morfológicas no decorrer da produção de veneno. Dados preliminares mostraram que a glândula acessória sofre modificações na sua dinâmica, evidenciado pela exocitose tardia das secreções (4 dias após a extração de veneno). A luz do dueto primário de serpentes que não sofreram extração de veneno encontra-se cheio de veneno, porém 4 dias após a extração de veneno, este apresentou seu interior vazio, mostrando que a estocagem de veneno é semelhante à encontrada na glândula principal de veneno. Além disso, foram encontrados cristais somente na luz do dueto de serpentes machos. Esses resultados evidenciam a participação da glândula acessória e do dueto primário na produção do veneno total da serpente e o conhecimento detalhado dos mecanismos envolvidos na produção de veneno pelo aparelho glandular da serpente nos dará subsídios necessários para a obtenção de uma linhagem de células secretoras funcionais que produzam veneno in vitro em larga escala, com a mesma atividade biológica encontrada no veneno extraído da serpente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAKAI, FERNANCLA; CARNEIRO, SYLVIA M.; YAMANOUYE, NORMA. Morphological study of accessory gland of Bothrops jararaca and its secretory cycle. Toxicon, v. 59, n. 3, p. 393-401, . (08/51522-9, 07/50083-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAKAI, Fernanda. Glândula acessória e ducto primário de serpente Bothrops jararaca durante o ciclo de produção de veneno: um estudo morfológico.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.