Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação tecnológica: a construção de hegemonia política de C&T no Estado de São Paulo

Processo: 08/51801-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Alvaro Augusto Comin
Beneficiário:Frederico de Oliveira Henriques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política tecnológica   Inovação   Tecnologia   Hegemonia

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar o desenvolvimento da política científica no Estado de São Paulo, do início da década de 1990 até os dias atuais. O foco central consiste em entender os vetores que levaram à atual configuração da política científica com forte ênfase na inovação tecnológica e na aproximação das instituições universitárias e das firmas. A hipótese central deste projeto é que esta transformação no Estado de São Paulo tem como ator principal a comunidade científica, e não os setores empresariais, diferente do que ocorreu nos Estados Unidos. Para a realização da pesquisa, será analisada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entidade que é centro de excelência na política de C&T e que pauta esta política no estado mais rico do país. Através desta fundação, serão analisadas as redes sociais formadas por elite acadêmica, elite empresarial e governo na construção de hegemonia na política de ciência e tecnologia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREDERICO DE OLIVEIRA HENRIQUES. Idéias, redes e dinâmica política: a construção da agenda da inovação na FAPESP. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.