Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao de genes associados as fissuras labio-palatinas e identificacao de novos genes candidatos.

Processo: 08/51696-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Maria Rita dos Santos e Passos Bueno
Beneficiário:Gerson Shigeru Kobayashi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de associação genética   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)

Resumo

As fissuras lábio-palatinas não-sindrômicas (FLP) são uma das malformações congênitas mais comuns, apresentando incidência de 1:200 a 1:2000, dependendo da população. É uma doença heterogênea e complexa, dependendo tanto fatores ambientais como genéticos para seu aparecimento. Há um esforço mundial na tentativa de se identificar genes de predisposição e compreender a etiologia e patogenia desta doença. Visto que estudos de expressão gênica das em tecido são escassos, no presente trabalho utilizaremos células-tronco mesenquimais de polpa de dente de pacientes afetados para estudarmos os níveis de expressão de alguns genes relacionados à condição (TGFB-3, IRF6 e RARA). Além disso, verificaremos se o sexo dos indivíduos interfere no perfil de expressão gênica utilizando células-tronco mesenquimais de polpa de dente controle, para então ser possível a comparação do perfil de expressão gênica entre pacientes acometidos por FLP e indivíduos não-afetados, utilizando também células-tronco extraídas de polpa de dente, com a finalidade de se identificar novos genes candidatos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOBAYASHI, Gerson Shigeru. Análise do transcriptoma de células-tronco mesenquimais para o estudo da etiologia das fissuras lábio-palatinas não-sindrômicas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.