Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel da Prostaglandina E2 na proliferação, migração e invasão das células T98G de glioma humano, e dos efeitos do ácido gama-linolênico sobre o metabolismo deste prostanóide

Processo: 08/51723-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alison Colquhoun
Beneficiário:Renata Nascimento Gomes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O câncer é uma doença que surge da violação básica nas regras de comportamento da célula. O processo de transformação de uma célula normal em neoplásica, passa por uma evolução seqüencial, que culmina em invasão tumoral e metástase, e esta relacionada a uma série de acontecimentos celulares e moleculares. O glioblastoma multiforme (GBM) é o tumor maligno mais freqüente do sistema nervoso central corri alto grau de malignidade e apresenta um prognóstico desfavorável. A proliferação celular desordenada, migração, angiogênese e ausência de apoptose, estão entre os processos biológicos que conferem ao GBM um comportamento altamente agressivo. Apesar de todo avanço da cirurgia, radioterapia e quimioterapia bem como os testes com novas drogas, não existe ainda uma terapia efetiva para o tratamento dos gliomas. O ácido gama-linolênico (GLA) causa significantes mudanças na composição celular dos ácidos graxos e altas concentrações de GLA induzem a morte das células do glioma e a regressão do tumor e sugerem que o tratamento com GLA pode ser útil para a inibição da proliferação e migração de células residuais após remoção cirúrgica da massa tumoral. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar in vitro a expressão e influência da prostaglandina E2 (PGE2) e do GLA nas metaloproteases (WIMP-2, MMP-9 e MMP-14), no fator de crescimento de endotélio vascular (VEGF), nas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2), na prostaglandina E sintase (PGES), nas proteínas bcl-2, Bax e na Ciclina D1 em células T98G (linhagem celular de glioma humano invasivo), através do RT-PCR, Western Blot (WB) e análise da migração. Atualmente, com a linhagem de T98G quase nada foi descrito em relação a PGE2 e as suas atividades no processo tumoral dos gliomas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Renata Nascimento. Análise do papel da prostaglandina E2 na proliferação, migração e apoptose na linhagem de glioma humano T98G e o efeito do ácido gama-linolênico e ibuprofeno sobre este prostanóide.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.