Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do padrao de metilacao da dmr (differentially methylated region) dos genes igf2 e h19 em carcinomas uroteliais.

Processo: 08/52265-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Claudia Aparecida Rainho
Beneficiário:Priscila Maria Manzini Ramos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular   Metilação de DNA

Resumo

A despeito de importantes progressos nas pesquisas sobre suas origens e avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento, o carcinoma urotelial ainda demonstra uma alta taxa de morbidade e mortalidade: a sua incidência mundial aumenta 5 a 10% a cada cinco anos e o risco para o desenvolvimento de múltiplos cânceres subseqüentes ao diagnóstico do tumor primário é de 16% (Hayat et al., 2007). A identificação de novos marcadores prognósticos é imprescindível para melhorar a eficiência do acompanhamento pós-cirúrgico e para a detecção de indivíduos com alto risco de recorrência. Os padrões anormais de metilação do DNA, especialmente a hipermetilação de genes com provável função supressora de tumor, representam um dos mais promissores marcadores moleculares do câncer por levarem à inativação funcional de genes críticos. No presente estudo, propomos a avaliação do padrão de metilação da região diferencialmente metilada (DMR) no centro regulador do imprinting dos genes IGF2 e H19, na tentativa de correlacionar os dados obtidos com parâmetros clínico-histopatológicos (incluindo grau, presença de invasão e recorrência tumoral) em pacientes com carcinomas uroteliais pela metodologia de qMSP (real time quantitative Methylation-Specific Polymerase Chain Reaction). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Priscila Maria Manzini. Avaliação do padrão de metilação da DMR (Differentially Methylated Region) dos gnes IGF2 e H19 em carcinomas uroteliais. 2010. 114 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.