Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de uma regiao genomica relacionada a uma anomalia de viveiro em eucalyptus.

Processo: 08/52266-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Celso Luis Marino
Beneficiário:Juliana Caroline Lourenção
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

A identificação de genes relacionados a doenças ou anomalias é importante para os programas de melhoramento florestal, tendo em vista as perdas causadas por esses genes em plantio operacional. Uma anomalia, em Eucalyptus grandis, foi encontrada em mudas para plantios comerciais da Suzano Bahia Sul Papel e Celulose SA, em uma proporção de 3:1 (3 plantas normais : 1 planta anômala). Tambarussi (2006), utilizando a técnica BSA em conjunto com marcadores RAPD, pôde identificar um marcador ligado ao gene causador dessa anomalia, o qual foi convertido em SCAR (Sequence Characterized Amplified Region). Em estudos preliminares em nosso laboratório, utilizando-se a ferramenta BLAST, a seqüência SCAR foi comparada com banco de ESTs de Eucalipto, apresentando uma alta similaridade com um "contig". A seqüência do "contig" quando comparada com banco de dados públicos de proteínas apresentou uma grande identidade com o domínio Bet v 1. Acredita-se que o marcador SCAR se encontra dentro de uma região do genoma envolvida com o caráter da anomalia de viveiro, seja direta ou indiretamente. Como o marcador RAPD amplificou apenas em indivíduos que apresentavam a anomalia, deve existir um polimorfismo na seqüência de DNA nesta região não permitindo a amplificação do fragmento via PCR. Assim, o objetivo desse projeto é de caracterizar molecularmente essa região genômica relacionada à anomalia observada em mudas de eucalipto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUCHS, MARIA C. P.; TAMBARUSSI, EVANDRO V.; LOURENCAO, JULIANA C.; NOGUEIRA, LETICIA M.; BORTOLOTO, TANIA M.; GONZALEZ, ESTEBAN R.; ODA, SHINITIRO; MARINO, CELSO L. Molecular marker associated with a deleterious recessive anomaly in Eucalyptus grandis seedlings. ANNALS OF FOREST SCIENCE, v. 72, n. 8, p. 1043-1052, DEC 2015. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENÇÃO, Juliana Caroline. Caracterização de uma região genômica relacionada a uma anomalia de viveiro em Eucalyptus. 2010. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.