Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de genes análogos de resistência a patógenos em feijão (Phaseolus Vulgaris L.)

Processo: 08/52269-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Carneiro Vieira
Beneficiário:Luciane Santini
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Phaseolus vulgaris   Mapeamento genético   Resistência genética   Resistência à doença

Resumo

A cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) é de extrema importância para o Brasil e, também, em termos mundiais, sendo ainda necessário o desenvolvimento de pesquisas visando à melhoria da produção e da qualidade dos grãos, além da resistência a doenças, cuja incidência diminui a produtividade das lavouras. A espécie é atacada tanto por doenças fúngicas quanto por vírus e bactérias. Cultivares resistentes têm sido produzidos, ao longo de muitos anos, através de melhoramento clássico, entretanto, o desenvolvimento de marcadores genético-moleculares e o seqüenciamento de genes de resistência a patógenos, clonados a partir do genoma de diversas espécies, têm possibilitado o emprego de estratégias mais sofisticadas, como a seleção assistida. Por isso, este trabalho visa à geração de uma nova classe de marcadores moleculares para o feijão, derivados de genes análogos de resistência (RGA). Para tanto, será utilizada uma estratégia baseada na detecção de polimorfismo por restrição seguida de amplificação do DNA, chamada NBS-profiling. Para a amplificação dos locos RGA, será usado um primer degenerado, desenhado a partir da análise de regiões altamente conservadas nos genes de resistência, o que possibilitará o ancoramento desses marcadores, e outro primer complementar ao adaptador, previamente ligado aos sítios de restrição. Estes marcadores serão alocados no mapa núcleo da espécie, possibilitando o seu uso para a seleção e o mapeamento de genes relacionados aos mecanismos resistência. Duas populações de P. vulgaris: uma população modelo (estudada por vários laboratórios no Brasil e no exterior), 'Bat' X 'Jalo', e outra população, gerada na Universidade Federal de Lavras, 'Carioca' X 'Flor de Mayo' serão utilizadas. Uma análise comparativa destes mapas contendo os RGA será conduzida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANAI, LUIZ RICARDO; SANTINI, LUCIANE; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO; PELEGRINELLI FUNGARO, MARIA HELENA; GEPTS, PAUL; TSAI, SIU MUI; CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA. Extension of the core map of common bean with EST-SSR, RGA, AFLP, and putative functional markers. MOLECULAR BREEDING, v. 25, n. 1, p. 25-45, JAN 2010. Citações Web of Science: 54.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTINI, Luciane. Mapeamento de genes análogos de resistência a patógenos em feijão (Phaseolus vulgaris L.). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.