Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da temperatura e da restricao alimentar sobre o desempenho, composicao de carcaca e padroes de expressao de genes do eixo somatotrofico em frangos de corte.

Processo: 08/52533-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Renato Luis Furlan
Beneficiário:Juliana de Antonio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Leptina   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Estresse térmico   Frangos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Termico | Frango De Corte | Leptina | Pair Feeding | Rt-Pcr Em Tempo Real

Resumo

A indústria brasileira de frangos de corte tem sido nas últimas décadas uma das atividades agropecuárias de maior desenvolvimento, destacando-se das demais não só pelos resultados alcançados em produtividade como também no excelente desempenho na economia do país. Esse excepcional desenvolvimento ocorreu devido aos progressos ocorridos nas áreas de genética, nutrição, manejo, ambiência e sanidade. Mesmo diante destas conquistas, a criação de frangos de corte ainda apresenta desafios, tais como, estresse térmico, doenças metabólicas e desordens esqueléticas. Nos países tropicais como o Brasil, os maiores desafios são freqüentemente relacionados a fatores ambientais, sendo a alta temperatura ambiente, um dos fatores de maior impacto no desempenho e no bem-estar de frangos de corte. Em adição, a intensa seleção de linhagens de frangos de corte comerciais com uma maior eficiência nutricional e rápido desenvolvimento tem sido acompanhada por mudanças significativas na regulação da ingestão de alimento e no balanço energético destes animais. Uma série de bases moleculares e mecanismos regulatórios, neurais e humorais, altamente integrados no controle do apetite e do balanço energético têm sido identificados e estudados para diversos animais, todavia, são ainda incompletamente conhecidos e estudados para frangos de corte. Uma proteína que participa das bases moleculares relacionadas a esta regulação é denominada de leptina. Em virtude das poucas informações na literatura, pretende-se com este projeto investigar o potencial envolvimento da leptina e de seu receptor em frangos de corte submetidos às 3 diferentes tratamentos de temperatura/alimentação bem como o impacto destes fatores no desempenho e nas características de carcaça dos frangos de corte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANTONIO, J.; FERNANDEZ-ALARCON, M. F.; LUNEDO, R.; SQUASSONI, G. H.; FERRAZ, A. L. J.; MACARI, M.; FURLAN, R. L.; FURLAN, L. R.. Chronic heat stress and feed restriction affects carcass composition and the expression of genes involved in the control of fat deposition in broilers. JOURNAL OF AGRICULTURAL SCIENCE, v. 155, n. 9, p. 1487-1496, . (12/03927-5, 08/54579-1, 08/52533-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIO, Juliana de. Efeito da temperatura e da restrição alimentar sobre o desempenho, composição de carcaça e padrões de expressão de genes do eixo somatotrófico em frangos de corte. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.