Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial e relacoes entre atributos do solo e produtividade do milho.

Processo: 08/52559-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Marcos Sales Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística   Zea mays   Agricultura de precisão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos estudar a variabilidade espacial de atributos do solo e da produtividade da cultura do milho, utilizando-se diferentes intensidades de amostragem e verificar as relações de causa e efeito entre as variáveis estudadas. Será cultivado milho em uma área experimental utilizada em sistema de semeadura direta. Os dados serão coletados seguindo uma grade amostral de 100 pontos georreferenciados em intervalos de 10 m no sentido das linhas da cultura ao longo de quatro transeções paralelas com 250 m dê comprimento eqüidistantes de 4,5 m, formando um retângulo com quatro colunas e 25 linhas, constituindo os 100 pontos de amostragem. Cada ponto amostral será composto por cinco linhas de 10 m da cultura, constituindo uma célula amostral de 45 m2. A coleta de dados de produtividade da cultura será realizada por meio de colheita mecânica em cada ponto amostral (parcela de 45 m2 - cinco linhas de 10 m), utilizando-se colhedora mecânica de parcelas. Efetuar-se-á amostragens de solo após a colheita em cada ponto amostral em duas profundidades (0-10 e 10-20 cm) para a avaliação de características químicas e físicas do solo. Os dados serão submetidos á análise estatística, sendo determinadas as medidas estatísticas média, valores máximos e mínimos, coeficiente de variação (CV), coeficientes de assimetria e curtose e distribuição de freqüência dos dados. Para testar a hipótese de normalidade dos dados, utilizar-se-á o teste W (SHAPIRO & WILK, 1965) a 1%. Para avaliar a dependência das amostras em relação ao espaço, bem como identificar se as variações são sistemáticas ou aleatórias, será utilizada a geoestatística. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARCOS S.; CORA, JOSE E.; FERNANDES, CAROLINA. SOIL SAMPLING INTENSITY AND SPATIAL DISTRIBUTION PATTERN OF SOILS ATTRIBUTES AND CORN YIELD IN NO-TILLAGE SYSTEM. ENGENHARIA AGRICOLA, v. 32, n. 5, p. 851-864, SEP-OCT 2012. Citações Web of Science: 0.
RODRIGUES, MARCOS SALES; CORA, JOSE EDUARDO; FERNANDES, CAROLINA. SPATIAL RELATIONSHIPS BETWEEN SOIL ATTRIBUTES AND CORN YIELD IN NO-TILLAGE SYSTEM. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 2, p. 599-609, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Marcos Sales. Variabilidade espacial de atributos do solo e da produtividade de milho. 2010. 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.