Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistencia tensil de agregados de um latossolo vermelho eutroferrico sob diferentes sequencias de culturas em semeadura direta.

Processo: 08/52560-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Getulio de Freitas Seben Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Física do solo   Sucessão de culturas   Plantas de cobertura   Manejo do solo   Qualidade do solo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de rotações de culturas em sistema de semeadura direta sobre a qualidade estrutural do solo por meio de medidas da resistência tênsil de agregados do solo. O delineamento estatístico será em blocos casualizados, no esquema em faixas, com três repetições. Os tratamentos serão constituídos pela combinação de três seqüências de culturas de verão (milho, soja e rotação soja/milho) e sete culturas de inverno (milho, girassol, nabo forrageiro, milheto, guandu, sorgo e crotalária), totalizando 21 tratamentos. Em outubro de 2008, ou seja, após as culturas de inverno e antes da semeadura das culturas de verão, serão coletados dois blocos de solo com dimensões de 0,20 m (comprimento), 0,15 m (largura) e 0,10 m (profundidade) em cada tratamento. Trezentos agregados de cada tratamento serão utilizados para determinar a resistência tênsil, umidade e o conteúdo de carbono orgânico. Os valores originais das variáveis serão submetidos às análises de variância e teste para a comparação de médias, utilizando-se o delineamento em blocos casualizados em faixas, considerando como fatores as três seqüências de culturas de verão e as sete culturas de inverno, com 3 repetições. A hipótese de normalidade dos dados será testada pelo teste Shapiro-Wilk a 5% e homocedasticidade das variâncias pelo teste de Levene (Vieira, 1999), com probabilidades superior a 3%. As análises estatísticas serão realizadas com o programa estatístico SAS (SAS Institute, 1999). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEBEN JUNIOR, GETULIO DE FREITAS; CORA, JOSE EDUARDO; LAL, RATTAN. Physical quality of an Oxisol under no-tillage subjected to different cropping systems. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 9, p. 1568-1574, SEP 2016. Citações Web of Science: 2.
SEBEN, JR., GETULIO DE FREITAS; CORA, JOSE EDUARDO; FERNANDES, CAROLINA; LAL, RATTAN. Aggregate Shape and Tensile Strength Measurement. SOIL SCIENCE, v. 178, n. 6, p. 301-307, JUN 2013. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Getulio de Freitas Seben. Resistência tênsil relacionada com atributos de um Latossolo sob sistema de semeadura direta. 2010. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.