Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do meio diluidor, da concentração do crioprotetor e da dose inseminante sobre a congelabilidade e fertilidade do sêmen da cauda do epidídimo de garanhões

Processo: 08/52561-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:Priscilla Nascimento Guasti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Sêmen   Epididimo   Equinos

Resumo

A colheita de espermatozóides da cauda do epidídimo e sua criopreservação é um grande avanço biotecnológico, e pode ser a última chance para preservação de germoplasma após lesão ou morte do reprodutor. Entretanto, poucos estudos têm sido realizados para o desenvolvimento de protocolos que visem à recuperação e criopreservação do sêmen epididimal. Sabe-se que os espermatozóides recuperados apresentam motilidade progressiva igual ou melhor quando comparado ao sêmen do ejaculado, no entanto, possui limitado número de células espermáticas. O conhecimento do melhor diluente de lavagem e de criopreservação, assim como a diminuição do número de espermatozóides na dose inseminante, possibilita a maximização do uso do sêmen criopreservado da cauda do epidídimo eqüino. O experimento 1 tem o intuito de avaliar o efeito dos diluentes de lavagem e da concentração de crioprotetor na congelabilidade de espermatozóides recuperados por lavado intraluminal da cauda do epidídimo. No experimento 2 será avaliada a viabilidade do sêmen criopreservado epididimal, quando congelado em diferentes concentrações com a melhor combinação obtida no experimento 1. O experimento 3 tem o objetivo de comparar a fertilidade de espermatozóides criopreservados da cauda do epidídimo em diferentes doses inseminantes. Estudos utilizando sêmen criopreservado recuperado da cauda do epidídimo, mostraram valores satisfatórios em relação ao parâmetro fertilidade, no entanto pesquisas devem ser realizadas com o intuito de melhorar taxas de prenhez e reduzir dose inseminante, visando o melhor aproveitamento do sêmen estocado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUASTI, P. N.; MONTEIRO, G. A.; MAZIERO, R. R. D.; CARMO, M. T.; DELL'AQUA, JR., J. A.; CRESPILHO, A. M.; RIFAI, E. A.; PAPA, F. O. Pentoxifylline effects on capacitation and fertility of stallion epididymal sperm. Animal Reproduction Science, v. 179, p. 27-34, APR 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUASTI, Priscilla Nascimento. Efeito do meio e da dose inseminação sobre a congelabilidade e fertilidade de espermatozóides recuperados da cauda do epidídimo de garanhões. 2010. 64 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.