Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência de estados e manipulação de informação quântica via tunelamento dissipativo não-local

Processo: 08/53586-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Miled Hassan Youssef Moussa
Beneficiário:Gentil Dias de Moraes Neto
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/04105-5 - Óptica e informação quânticas com átomos, íons e campos, AP.TEM
Assunto(s):Informação quântica   Decoerência quântica   Sistemas dissipativos   Sistemas hamiltonianos   Evolução temporal

Resumo

Neste projeto pretendemos abordar o problema de redes de cavidades contendo ou não átomos em seus interiores, isto é, na presença ou ausência de interações radiação-matéria. Devemos começar pelo tratamento aproximativo dessas redes, por meio de métodos que permitam a dedução de hamiltonianos efetivos, controlados pelos parâmetros das interações radiação-matéria e pelas diferentes topologias da rede. Pretendemos analisar a possibilidade de se empregar esses hamiltonianos efetivos tanto para a implementação de operações lógicas quânticas, como para a análise das possíveis transições de fase associadas. Numa segunda etapa, pretendemos transpor para estas redes de cavidades e átomos o tratamento geral por nós apresentado recentemente no âmbito de redes de osciladores harmônicos quânticos dissipativos. Devemos começar por investigar a possibilidade de obtenção da evolução temporal do operador densidade da rede, envolvendo tanto os modos das cavidades como os átomos em seus interiores. De posse dessa ferramenta, devemos então abordar a possibilidade de manipulação do espaçamento de rede dos cristais fotônicos gerados a partir do arranjo de cavidades e átomos. Devemos também investigar o fenômeno da localização da excitação da rede, similar à localização de Anderson, compreendendo tanto as excitações isoladas dos modos ou dos átomos, como a excitação coletiva da rede. O armazenamento de estados para o controle do processo de decoerência deve também ser analisado, bem como os mecanismos de dissipação da rede. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Gentil Dias de Moraes. Transferência e manipulação de informação quântica via tunelamento dissipativo não local. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.