Busca avançada
Ano de início
Entree

O colapso e a reconstrucao: para uma analise critica sobre estados falidos e reconstrucao de estados.

Processo: 08/52291-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 04 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Rossana Rocha Reis
Beneficiário:Aureo de Toledo Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Teoria crítica

Resumo

Dentro da atual agenda de segurança, dois temas alcançaram destaque: os Estados Falidos e as chamadas operações de Nation-Building. Segundo as principais análises do mainstream acadêmico, os Estados Falidos seriam aqueles caracterizados pelo fracasso de suas instituições em projetar poder dentro de seu território, assim como por pobreza e corrupção endêmica e grandes fluxos de refugiados para os outros países. De outro lado, Nation-Building é definido enquanto a utilização da força após um conflito em um país para levá-lo a uma transição democrática. Por ser tema deveras controverso, acreditamos que estes dois temas merecem um maior escrutínio. Ainda que o conceito de Estado Falido apresente um diagnóstico coerente sobre a realidade destes países, suas explicações causais para tal fenômeno tendem a simplificar demasiadamente uma conjuntura que envolve o passado colonial, os impactos do processo de globalização da década de 1990 e uma ordem mundial comandado pelos EUA. Ademais, acreditamos que as Reconstruções de Estado, ainda que procurem lidar com aspectos operacionais - e necessários - para a estabilização pós-conflito, também são preenchidas por normas que tendem a manter inalterada a situação dos países no sistema internacional, perpetuando a desigualdade. Assim sendo, por meio dos conceitos oferecidos pela Teoria Crítica de Relações Internacionais, objetivamos analisar a origem e a relevância destes dois conceitos para a área de Relações Internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Aureo de Toledo. O colapso e a reconstrução: uma análise do discurso sobre Estados falidos e reconstrução de Estados. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.