Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprimoramento das técnicas de produção "in vitro" de rainhas e aspectos sobre a determinação de castas em Tetragonisca angustula Latreille, 1811 (Apidae, Meliponini)

Processo: 08/52339-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ademilson Espencer Egea Soares
Beneficiário:Mauro Prato
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Aperfeiçoamento das técnicas de produção controlada de rainhas em Tetragonisca angustula, utilizando níveis variados de alimento larval, uma vez que a determinação de castas nessa espécie acontece exclusivamente através de mecanismo alimentar, ou seja, de acordo com a quantidade de alimento larval oferecido. Verificar a ocorrência de intercastas em função da quantidade intermediária necessária para se obter rainhas ou operárias e caracterizá-los morfometricamente. Realizar análise qualitativa e quantitativa do conteúdo protéico dos alimentos contidos em realeiras e em células normais de cria, coletados em várias etapas do desenvolvimento do projeto. Em suma, a produção artificial de rainhas e produção de novas colônias de Tetragonisca angustula como subsídio para uma maior compreensão de mecanismos reguladores de castas e desenvolvimento de colônias visando a preservação, utilização na meliponicultura e em programas de polinização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRATO, M.; SOARES, A. E. E. Production of Sexuals and Mating Frequency in the Stingless Bee Tetragonisca angustula (Latreille) (Hymenoptera, Apidae). Neotropical Entomology, v. 42, n. 5, p. 474-482, OCT 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.