Busca avançada
Ano de início
Entree

Territorialidade e disputas físicas na borboleta Actinote pellenea Hübner, 1821 (Nymphalidae) acraeinae)

Processo: 08/52354-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Woodruff Whitman Benson
Beneficiário:Márcio Romero Marques Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria dos jogos   Lepidoptera

Resumo

Os machos de diversas espécies de lepidópteros defendem territórios de acasalamento contra rivais via perseguições aéreas. Trabalhos de revisão concluíram que contato físico durante estas brigas não é suficiente para danificar adversários ou resolver conflitos. Portanto outros custos, talvez ligados à economia energética, devem solucionar as disputas. Entretanto, observações novas realizadas por nós em Ubatuba sobre a borboleta impalatável Actinote pellenea constam que, durante a defesa de território, machos agarram rivais no ar e caiem juntos no chão enquanto um macho continua arranhando o outro. As brigas acontecem sobre clareiras a poucos metros do chão, facilitando a obtenção de observações confiáveis. A presente pesquisa visa esclarecer o significado deste comportamento através de observações padronizadas de campo. Borboletas marcadas e medidas no campo serão soltas e observadas visando documentar a influência estatística de tamanho, peso corporal e idade (desgaste alar) sobre sucesso territorial. Será avaliada a relação entre os fenótipos de adversários (residente e intruso) e a duração e intensidade de interações, especialmente aquelas resultando na troca de donos de território. Interações territoriais serão registradas com vídeo-câmera e câmera digital para avaliar os comportamentos (táticas) de briga e a ocorrência de danos físicos. Os resultados devem contribuir ao conhecimento da diversidade de táticas e mecanismos usados em defesa territorial, além de chamar atenção para a importância das brigas físicas na resolução de conflitos territoriais num grupo insetos até então considerado incapaz de infringir danos por meio de contato físico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, M. R. M.; PEIXOTO, P. E. C.; BENSON, W. W. Territorial clashes in the Neotropical butterfly Actinote pellenea (Acraeinae): do disputes differ when contests get physical?. BEHAVIORAL ECOLOGY AND SOCIOBIOLOGY, v. 70, n. 1, p. 199-207, JAN 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Márcio Romero Marques. Disputas físicas e territorialidade da espécie de borboleta Actinote pellenea (Hubner, 1821) (Nymphalidae, Acraeinae). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.