Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de genes de burkholderia sp. associados ao controle biologico de pectobacterium caratovora.

Processo: 08/52406-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Emy Tiyo Mano
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Burkholderia   Transposons   Controle biológico

Resumo

Bactérias endofíticas são aquelas que habitam o interior das plantas, sendo encontradas em órgãos e tecidos vegetais como folhas, ramos e raízes, sem causar danos à planta hospedeira ou formar estruturas externas visíveis. Estas bactérias podem promover o crescimento vegetal, controlar patógenos ou produzir compostos de interesse biotecnológico. A bactéria Pectobacterium carotovora, agente causal da podridão mole ou canela preta em diversas espécies vegetais de interesse agrícola, pode apresentar três grupos geneticamente distintos, os quais são responsáveis por causar danos a diferentes hospedeiros. Essa bactéria produz enzimas pectinolíticas, que degradam pectatos de cálcio da lamela média junto à parede celular, causando extravasamento do conteúdo celular é, conseqüentemente, a podridão-mole. Em orquídeas, as lesões ocorrem inicialmente nas folhas, sob a forma de encharcamento dos tecidos, e ao atingirem o pseudocaule causam a morte da planta. Trabalho recente mostrou que bactérias endofíticas do gênero Burkholderia podem controlar a podridão mole em Orquídeas, visto que foi observado em Oncidium que a aplicação desta bactéria endofítica reduziu em até 100% os sintomas desta podridão. Entretanto, os aspectos moleculares envolvidos neste controle não foram ainda estudados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a identificação e clonagem de genes da bactéria endofítica Burkholderia sp. associados ao controle de Pectobacterium carotovora em orquídeas. Para isso, mutantes de Burkholderia sp., defectivos para o controle da podridão mole, causada por P. carotovora, serão obtidos por mutação induzida por transposon. Posteriormente os mutantes serão caracterizados e os genes de interesse clonados. Este projeto poderá esclarecer os mecanismos de controle biológico por Burkholderia sp., bem como permitir, no futuro, a utilização desta bactéria para o controle biológico da podridão mole em plantas ornamentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANO, Emy Tiyo. Identificação de genes de Burkholderia sp. associados ao controle biológico de Pectobacterium carotovora.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.