Busca avançada
Ano de início
Entree

Contagem de células somáticas (CCS) como indicador de mastite subclínica em vacas da raça Gir

Processo: 08/52525-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Carolina Barbosa Malek dos Reis
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contagem de células somáticas   Mastite bovina   Bovinos leiteiros   Vacas

Resumo

O objetivo deste trabalho será determinar a sensibilidade e especificidade da CCS de vacas da raça Gir para o diagnóstico de mastite subclínica causada por patógenos primários e secundários. A hipótese a ser testada é a de as vacas da raça Gir apresentam um limite de CCS para detecção de mastite subclínica diferente do estabelecido para as vacas da raça Holandesa. Espera-se com a realização deste trabalho, relacionar os limites da CCS com a ocorrência de mastite subclínica, garantindo a tomada de decisão quanto ao tratamento e controle da mastite. Serão avaliadas 100 vacas da raça Gir provenientes de fazendas comerciais da região de Pirassununga/SP durante uma lactação completa. Dados, como produção leiteira, idade da fêmea, dias de lactação, época do ano; serão considerados para cada coleta de amostra. A coleta das amostras de leite de cada vaca será feita quinzenalmente, durante um ano; na ordenha da manhã. As amostras serão encaminhadas para análises de contagem de células somáticas, composição do leite e cultura microbiológica. O método estatístico a ser usado para análises dos resultados deverá incluir os seguintes efeitos: rebanho, ordem de parição, dias em lactação, vaca (rebanho), quarto mamário e suas interações. Para determinar o limiar de CCS para identificação de quartos infectados, a sensibilidade e a especificidade, serão usados quatro valores de CCS: 100, 200, 300 e 400 (x 1000 cel/ml), considerando-se como método padrão para a identificação de infecção intramamária o resultado de cultura microbiológica. A partir dos dados obtidos, será determinada a sensibilidade e especificidade da CCS de vacas da raça Gir para detecção de infecções intramamárias subclínicas causadas por patógenos primários e secundários. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALEK DOS REIS, CAROLINA BARBOSA; BARREIRO, JULIANA REGINA; MESTIERI, LUCINEIA; FELICIO PORCIONATO, MARCO AURELIO DE; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Effect of somatic cell count and mastitis pathogens on milk composition in Gyr cows. BMC Veterinary Research, v. 9, APR 8 2013. Citações Web of Science: 25.
MALEK DOS REIS, C. B.; BARREIRO, J. R.; MORENO, J. F. G.; PORCIONATO, M. A. F.; SANTOS, M. V. Evaluation of somatic cell count thresholds to detect subclinical mastitis in Gyr cows. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 94, n. 9, p. 4406-4412, SEP 2011. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Carolina Barbosa Malek dos. Avaliação da contagem de células somáticas do leite como indicador da ocorrência de mastite em vacas Gir. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.