Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e comportamento de Edessa rufomarginata (Hemineptera: Pentamidae) em Caryocar brasiliense (Caryocaraceae): um estudo experimental na interface herbívoro-formiga-planta

Processo: 08/52781-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Daniel de Paiva Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Caryocar brasiliense   Nectários extraflorais

Resumo

Inúmeras são as interações planta-inseto e muitas delas são essenciais para a sobrevivência de ambos os organismos envolvidos. Uma destas interações é a existente entre plantas com nectários extraflorais (NEFs) e formigas. O pequizeiro ou Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) é uma das plantas do cerrado brasileiro que apresenta NEFs. Neste bioma, estudos prévios já demonstraram que a presença de formigas visitantes dos NEFs desta espécie diminuem os ataques de herbívoros. Dentre estes herbívoros, viu-se que o hemiptera Edessa rufomarginata, comumente encontrado em C. brasiliense, diminui o número de oviposições em plantas visitadas por formigas. Contudo, ainda são muito escassas as informações sobre esta interação tri-trófica (hemíptero-formigas-planta). Assim, o objetivo principal deste estudo é caracterizar as respostas comportamentais deste hemíptera em plantas patrulhadas por formigas. Como a história natural desta espécie ainda é pouco conhecida, também se pretende descrever aspectos gerais de sua história de vida em arbustos de C. brasiliense. Assim, serão realizados experimentos de exclusão de formigas de indivíduos de C. brasiliense, através da aplicação de uma resina nos ramos experimentais com o intuito de se avaliar se as fêmeas de E. rufomargínata apresentam preferência por locais de oviposição. Outro experimento a ser realizado avaliará o efeito da mirmecofauna sobre a sobrevivência de ovos e ninfas de E. rufomargínata em ramos onde o tráfego de formigas estará liberado e outro onde o tráfego de formigas estará impedido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, DANIEL P.; OLIVEIRA, PAULO S. Field Biology of Edessa rufomarginata (Hemiptera: Pentatomidae): Phenology, Behavior, and Patterns of Host Plant Use. ENVIRONMENTAL ENTOMOLOGY, v. 39, n. 6, p. 1903-1910, DEC 2010. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daniel de Paiva. Historia natural de Edessa rufomarginata De Geer (Heteroptera: Pentatomidae) em vegetação de cerrado : aspectos biologivos, ecologicos e comportamentais de um percevejo-do-mato. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.