Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidência de diabete melito e associação com estado nutricional de idosos, residentes no Município de São Paulo: Estudo SABE - Saúde, bem-estar e envelhecimento

Processo: 08/51784-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Nunes Marucci
Beneficiário:Manuela de Almeida Roediger
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Idosos   Doença crônica

Resumo

Com o processo de envelhecimento populacional, aumentam a necessidade do estudo dos fatores que incidem sobre a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis. Nesse contexto, a nutrição é um aspecto importante, uma vez que, os idosos constituem um grupo vulnerável tanto aos distúrbios nutricionais quanto ao desenvolvimento de morbidades associadas. Estudos longitudinais sobre as condições de saúde dos idosos são pouco conhecidos. Para tanto, neste estudo serão utilizados dados do Estudo SABE - Saúde, Bem Estar e Envelhecimento, uma pesquisa multicêntrica, conduzida em 7 países da América Latina e Caribe, com o objetivo de verificar a evolução do estado nutricional e de morbidades associadas dos idosos participantes do estudo SABE de São Paulo em 2000 e 2006. Trata-se de um estudo longitudinal, descritivo, de associação. A prevalência das doenças crônicas não transmissíveis será associada ao estado nutricional, sexo e grupo etário (60 a 69, 70 a 79 e mais de 80 anos). Será realizada análise descritiva da variável explanatória e da dependente, de acordo com a freqüência absoluta e relativa e proporção de idosos, que apresentarem estado nutricional adequado e inadequado.O grau de associação entre as variáveis (estado nutricional e doenças crônicas) será obtido a partir da análise da correlação pelo coeficiente de correlação de Spearman valor. O programa estatístico SPSS for Windows será usado para processamento dos dados e recursos computacionais do programa Excel 2000. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROEDIGER, Manuela de Almeida. Diabete melito referida: incidência e preditores, em coorte de idosos domiciliados no município de São Paulo: Estudo SABE - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.