Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações na expressão de BDNF e TrkB após tratamento agudo e repetido de etanol em camundongos expostos ao enriquecimento ambiental

Processo: 08/51790-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Rosana Camarini
Beneficiário:André Veloso Lima Rueda
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol   Enriquecimento ambiental

Resumo

A administração repetida de drogas psicoestimulantes, opióides e etanol, pode levar a um aumento progressivo de seus efeitos locomotores, um fenômeno conhecido como sensibilização comportamental. Essa forma de neuroplasticidade tem sido associada a eventos comportamentais e neuroquímicos que permeiam a dependência a drogas de abuso. A exposição de roedores a estímulos como brinquedos, rodas de exercício e convívio com outros indivíduos, um modelo conhecido como enriquecimento ambiental (EA), é capaz de gerar mudanças morfo-fisiológicas em áreas do encéfalo críticas para a memória e aprendizado. A neurogênese hipocampal induzida pelo EA depende do aumento da expressão de BDNF (fator neurotrófico derivado de encéfalo). Dados de nosso laboratório sugerem que o EA pode prevenir o desenvolvimento da sensibilização comportamental ao etanol. O BDNF está envolvido na resposta a diversas drogas de abuso, incluindo os efeitos agudos do etanol e sensibilização comportamental à cocaína. Os níveis de BDNF encontram-se aumentados após tratamento agudo e repetido de cocaína, assim como durante a abstinência. Este trabalho tem como objetivos verificar os efeitos do enriquecimento ambiental no desenvolvimento e expressão da sensibilização comportamental ao etanol em camundongos e avaliar as alterações na expressão de BDNF e em seu receptor, trkB. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUEDA, André Veloso Lima. O enriquecimento ambiental inibe a sensibilização comportamental ao etanol em camundongos: efeitos sobre o Egr-1 e a sinalização do BDNF.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.