Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulacao na expressao de aurora a por rna de interferencia e suas consequencias sobre o fenotipo de celulas derivadas de hepatocarcinoma

Processo: 08/51630-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Raquel Bernardeth de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interferência de RNA   Ciclo celular

Resumo

A perda da regulação normal do ciclo celular é uma característica de cânceres humanos. O mecanismo envolvido no controle do ciclo é complexo e envolve a formação seqüencial, ativação e inativação dos complexos ciclina-cdk. Nos últimos anos tem sido descrita uma família de proteínas quinases (Aurora) que apresenta papel importante na transição G2/M e nos eventos biológicos que ocorrem ao longo da mitose. Essa família de proteínas inclui as Aurora A, B e C. Alterações no padrão de expressão das Auroras foram descritas em vários tumores sólidos incluindo o Hepatocarcinoma (HCC) sugerindo sua relação com o processo de carcinogênese. A superexpressão de Aurora A ocorre em 60% dos HCCs embora amplificação gênica tenha sido observada" em apenas 3% dos casos. O HCC representa a causa mais comum de morte por câncer no mundo, os tratamentos convencionais têm sido apenas paliativos, de modo que novas abordagens terapêuticas devem ser desenvolvidas. Assim sendo, o presente projeto tem por objetivo modular a expressão de Aurora A em células derivadas de hepatocarcinoma que a superexpressam, utilizando como ferramenta RNA de interferência (RNAi), e acompanhar as conseqüências dessa modulação sobre o fenótipo celular. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Raquel Bernardeth de. Efeitos da inibição de Aurora A sobre a proliferação e fenótipo de células derivadas de hepatocarcinoma humano.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.