Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação de mediadores inflamatórios no prejuízo de memória e perda de peso de ratos privados de sono

Processo: 08/51656-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Débora Cristina Hipólide
Beneficiário:Lia Assae Esumi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interleucina-6   Memória (psicologia)   Privação de sono

Resumo

A restrição e privação de sono, que estão se tornando um hábito na sociedade moderna, acarretam efeitos prejudiciais ao organismo, como, por exemplo, alterações do sistema imunológico e déficits cognitivos. Com relação às alterações imunológicas, diversos trabalhos relatam o aumento de mediadores inflamatórios, como o da Interleucina-6 (IL-6). Níveis elevados da IL-6 são evidentes também em estudos sobre doenças neurodegenerativas e distúrbios do sono, que possuem como sintoma característico os déficits cognitivos. Porém, até o momento, a relação entre o aumento da concentração de IL-6 e os déficits cognitivos, ambos induzidos pela restrição de sono, foi pouco investigada, e este será o foco investigativo do presente trabalho. Para tanto, serão conduzidos três experimentos: o primeiro avaliará, pelo método de ELISA, alterações da concentração de IL-6 em ratos privados de sono durante 96h pelo método da plataforma múltipla. Os animais privados de sono também serão submetidos ao teste de esquiva inibitória, para avaliar os efeitos da privação de sono na memória. O segundo experimento avaliará os efeitos da administração crônica de IL-6 na mesma tarefa de memória, para que seja realizada uma comparação com os animais privados de sono. E por fim, o terceiro experimento avaliará os efeitos do bloqueio da IL-6 endógena na tarefa de esquiva inibitória, por meio da administração de um anticorpo anti-IL-6 em animais privados de sono. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESUMI, L. A.; PALMA, B. D.; GOMES, V. L.; TUFIK, S.; HIPOLIDE, D. C. Inflammatory markers are associated with inhibitory avoidance memory deficit induced by sleep deprivation in rats. Behavioural Brain Research, v. 221, n. 1, p. 7-12, AUG 1 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.