Busca avançada
Ano de início
Entree

Padroes de crescimento de pastos de capim-mulato submetidos a estrategias de pastejo rotativo.

Processo: 08/52418-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Sila Carneiro da Silva
Beneficiário:Veridiana Aparecida Limao
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Manejo de pastagem

Resumo

O aprimoramento de técnicas de manejo e o aprofundamento de conhecimentos sobre plantas, forrageiras são cada vez mais necessários devido às circunstâncias atuais, em que se procura maior produtividade com menor custo e produtos de qualidade. Daí a importância de se estudar a produção animal em pasto que, neste contexto, é uma ótima opção. O híbrido Mulato (Brachiaria decumbens Stapf cv. Comum x Brachiaria ruziziensis Germain et Evrard), originário do CIAT, Colômbia -36061), foi desenvolvido com a finalidade de incrementar o vigor híbrido dosjseus progenitores, porém com melhor valor nutritivo e produtividade. Contudo, esse híbrido é ainda muito pouco estudado e as informações técnico-científicas disponíveis limitadas. Por isso a necessidade de aprofundar os estudos para melhor compreender e planejar práticas de manejo e utilização dessa planta forrageira. Este projeto tem por objetivo analisar os padrões de crescimento de pastos de capim-mulato submetidos a estratégias de pastejo rotativo utilizando as premissas básicas da análise clássica de crescimento. Para tanto, será conduzido o experimento no campus da ÈSALQ onde será avaliada a combinação entre duas intensidades (alturas pós-pastejo de 15 e 20 cm) e dois intervalos de pastejo (período de tempo necessário para o dossel atingir 95 e 100% de interceptação de luz durante a rebrotação - IL). Ao longo de um período experimental mínimo de 12 meses será avaliada a densidade populacional de perfilhos e realizado estudo de crescimento, determinando-se as variáveis taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa de assimilação líquida (TAL), razão de área foliar (RAF), área foliar específica (AFE) e razão de peso foliar (RPF). Os resultados permitirão melhor compreensão das adaptações morfológicas e fisiológicas da planta às condições de meio e de manejo, fornecendo subsídios para o planejamento de práticas de manejo do pastejo eficientes de conformidade com as necessidades e respeitando os padrões funcionais de crescimento dos pastos de capim-mulato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Padrões de crescimento de pastos de capim-mulato submetidos a estratégias de pastejo rotativo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.