Busca avançada
Ano de início
Entree

Exigencias de metionina+cistina e treonina para a manutencao de aves.

Processo: 08/52511-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Melina Aparecida Bonato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos   Aves

Resumo

O objetivo deste projeto será determinar as exigências de metionina+cistina e treonina, para aves de corte e postura. Serão usados galos adultos de linhagens de corte e postura, empregando-se a técnica do balanço de nitrogênio. Em cada ensaio serão usados 30 galos, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (cinco níveis de met+cis ou treonina digestíveis) e seis repetições, sendo a unidade experimental composta por uma ave. As aves passarão por um período de adaptação de 120 horas, seguido de um período de coleta total de excretas de 96 horas. As excretas serão coletadas duas vezes ao dia, pesadas, identificadas e congeladas (-8ºC). Após o término do período de coleta, as excretas serão descongeladas, homogeneizadas e liofilizadas (-50ºC/72h), sendo quantificados os teores de matéria seca e de nitrogênio das dietas experimentais e das excretas. A exigência diária de metionina+cistina ou treonina para a mantença será obtida pela regressão linear do BN (mg/kg0,75/dia) em função do consumo do aminoácido em questão (mg/ kg0,75/dia). A exigência de met+cis ou treonina digestível para mantença será representada pela quantidade deste aminoácido que deverá ser ingerida (mg/kg0,75/dia) para manter o balanço de nitrogênio igual a zero. Essa exigência corresponderá intersecção da reta com o eixo X, enquanto que o intercepto da reta no eixo Y representará as perdas endógenas de nitrogênio quando o consumo de met+cis ou treonina for igual à zero. A análise de regressão será realizada utilizando-se o software SAS 9.0, sendo considerada a significância do teste F para o ajuste da equação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONATO, Melina Aparecida. Exigências de metionina + cistina e treonina para manutenção de aves. 2010. 60 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.