Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da temperatura sobre o desempenho e a qualidade dos ovos de codornas japonesas

Processo: 08/52513-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Edivaldo Antônio Garcia
Beneficiário:Francine Vercese
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Codornas

Resumo

Com o objetivo de avaliar diferentes temperaturas sobre o desempenho e qualidade dos ovos de codornas japonesas nas diferentes faixas de temperatura será realizado um experimento utilizando-se 480 aves na fase de pós-pico de produção. O experimento será conduzido no setor de Avicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp, em Botucatu/SP. O período experimental terá duração de 126 dias. Será utilizada uma câmara bioclimática com controle automático de temperatura, contendo duas baterias compostas de cinco andares e 10 gaiolas, com capacidade para 24 aves cada gaiola. As aves serão divididas em dois grupos: 240 aves no grupo controle (18ºC) e 240 aves no grupo experimental sendo submetidas a diferentes temperaturas (21, 24, 27, 30, 33 e 36°C). O período experimental será dividido em sete ciclos de 14 dias (um ciclo para cada temperatura) e mais um período de sete dias em cada temperatura para adaptação. No final de cada ciclo experimental serão avaliadas as características de desempenho e qualidade dos ovos. Para todos os tratamentos, as rações serão isonutritivas formuladas de acordo com a recomendação do NRC (1994). Para avaliação do desempenho e da qualidade dos ovos será utilizado um delineamento experimental inteiramente casualisado com dois tratamentos (temperatura termoneutra e temperatura teste) e seis repetições de 24 aves por parcela. A análise estatística dos resultados será realizada em conformidade com os procedimentos estabelecidos no General Linear Model (GLM) do SAS ® (SAS Institute, 2000). Para a comparação entregas médias, será utilizado o teste de Tukey pela ANOVA, com nível de 5% de significância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERCESE, Francine. Efeito da temperatura sobre o desempenho e a qualidade dos ovos de codornas japonesas. 2010. 59 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.