Busca avançada
Ano de início
Entree

Apraxia de fala e apraxia não-verbal na Doença de Alzheimer

Processo: 08/52670-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Thaís Soares Cianciarullo Minett
Beneficiário:Maysa Luchesi Cera
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apraxias   Doença de Alzheimer   Transtornos da articulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apraxias | Diagnostico | Doenca De Alzheimer | Transtornos Da Articulacao

Resumo

O aumento da expectativa de vida ocasionou maior ocorrência de doenças neurodegenerativas e, em especial, da doença de Alzheimer (DA), que é o tipo de demência mais freqüente. O diagnóstico da DA baseia-se no quadro clínico e na exclusão de outras causas de demência e só é confirmado por exames neuropatológicos. Assim, a avaliação clínica é de extrema importância para o diagnóstico precoce. Revisando-se a literatura sobre a emissão oral de indivíduos com DA, observa-se um predomínio de estudos sobre a linguagem, porém há poucos referentes à fala. A literatura descreve que a DA cursa com apraxia, porém a apraxia verbal e a não verbal, em geral, não são estudadas. Alterações práxicas buco-faciais podem interferir nos movimentos fonoarticulatórios, desta forma, observa-se a importância da investigação destas alterações nestes quadros. Uma melhor caracterização das apraxias de fala e não verbal em indivíduos com DA poderá auxiliar na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação destes quadros. Desta forma, o objetivo deste estudo será verificar a apraxia de fala e a apraxia não-verbal em indivíduos com DA. A amostra será composta por 90 indivíduos com DA: 30 em fase leve, 30 moderada e 30 grave. Para a avaliação da apraxia de fala e não-verbal serão utilizados as tarefas de agilidade oral do Teste de Boston para o Diagnóstico da Afasia, em que o desempenho dos sujeitos com DA será comparado ao da população normal, e o Protocolo de Avaliação da Apraxia Verbal e Não-verbal. O desempenho dos sujeitos será analisado quantitativa e qualitativamente. Após a obtenção e análise dos dados, os desempenhos dos grupos serão comparados e será realizado o tratamento estatístico adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERA, MAYSA LUCHESI; ORTIZ, KARIN ZAZO; FERREIRA BERTOLUCCI, PAULO HENRIQUE; MINETT, THAIS. Phonetic and phonological aspects of speech in Alzheimer's disease. APHASIOLOGY, v. 32, n. 1, SI, p. 88-102, . (08/52670-1)
MAYSA LUCHESI CERA; KARIN ZAZO ORTIZ; PAULO HENRIQUE FERREIRA BERTOLUCCI; THAÍS SOARES CIANCIARULLO MINETT. Manifestações da apraxia de fala na doença de Alzheimer. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 3, p. 337-343, . (08/52670-1)
CERA, MAYSA LUCHESI; ORTIZ, KARIN ZAZO; BERTOLUCCI, PAULO HENRIQUE FERREIRA; TSUJIMOTO, TAMY; MINETT, THAIS. Speech and phonological impairment across Alzheimer's disease severity. JOURNAL OF COMMUNICATION DISORDERS, v. 105, p. 11-pg., . (08/52670-1)
CERA, MAYSA LUCHESI; ORTIZ, KARIN ZAZO; FERREIRA BERTOLUCCI, PAULO HENRIQUE; MINETT, THAIS. Phonetic and phonological aspects of speech in Alzheimer's disease. APHASIOLOGY, v. 32, n. 1, p. 15-pg., . (08/52670-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.